Fernando Prado

Por Editor DesignBrasil

“O show room da Lumini serve como uma fonte eficiente de pesquisa de mercado, pois lá aprendemos a ouvir o consumidor e suas necessidades”

Formado em desenho industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) em 1995, Fernando Prado inicia sua carreira de designer em 2002, ao desenvolver produtos para a empresa Lumini. Em 2003, ele foi convidado a coordenar o setor de produtos da empresa, que, com 30 anos de atividade, conquistou os mercados corporativo e residencial com produtos conhecidos por aliar qualidade técnica, eficiência e design diferenciado.

O resultado é a conquista de mais de 30 prêmios em diferentes partes do mundo. O mais recente é o iF Product Design Award 2009 pelas criações das luminárias Led it be e Super Bossa – esta recebeu ainda o troféu Gold, que reconhece os 50 melhores produtos entre todos os vencedores.

Para falar sobre o sucesso da empresa, o DesignBrasil conversou com Fernando Prado, que tem em seu currrículo feitos expressivos como integrar o livro 10 Cases do Design Brasileiro e ter uma luminária de sua autoria imortalizada em um selo dos Correios. Na entrevista, concedida à jornalista Juliana Ferreira, ele explica seu processo de criação e a importância do reconhecimento internacional.

DesignBrasil Como são criados os produtos da Lumini? Qual o processo adotado?

Fernando Prado Meu processo de criação é bem particular, já que desenho tudo à mão e, através dos meus croquis, desenvolvemos os protótipos para só depois desenhar todas as peças no computador e passar para produção. Dessa forma o desenvolvimento fica mais ágil e dinâmico.

DesignBrasil Em quem ou no que você se inspira?

Fernando Prado No trabalho do meu pai, o arquiteto Eurico Prado Lopes (já falecido), na natureza, na música, na nossa cultura e, é claro, em referências dos trabalhos de grandes designers brasileiros e internacionais.

DesignBrasil Qual o público-alvo da Lumini?

Fernando Prado Acho que é um público que aprecia o bom design sem abrir mão da eficiência e qualidade técnica dos produtos. O show room da Lumini serve como uma fonte eficiente de pesquisa de mercado, pois lá aprendemos a ouvir o consumidor e suas necessidades.

DesignBrasil Quais os conceitos que envolvem as peças Led it be e Super Bossa, premiadas no iF Product Design Award 2009?

Fernando Prado No caso da Super Bossa, seu conceito principal nasceu da possibilidade de interação com o usuário, que pode mudar a forma e controlar os efeitos de luz, personalizando a luminária, e tornando-a mais versátil e menos ociosa. No caso da Led it Be, nasceu de uma necessidade real de uso. Era necessário desenvolver uma luminária de leitura que pudesse ser usada em um ambiente escuro sem incomodar quem eventualmente esteja ao lado do usuário, além de não emitir calor (por meio da tecnologia dos Leds), o que é importante em uma luminária que fica tão próxima de quem a usa.

DesignBrasil O que significa para a empresa obter o reconhecimento internacional dos produtos? O brasileiro valoriza prêmios como iF Product?

Fernando Prado  Para a empresa é muito bom, abre portas nos mercados, principalmente na Europa. O brasileiro ainda está começando a entender e absorver a cultura do design, cultura essa que já é muito difundida e praticada em toda Europa. Por isso, acho que lá se dá mais valor a um prêmio como o iF do que por aqui. Um dos fatores que ainda impede sua popularização no Brasil é o fato de ser consumido basicamente por classes sociais mais altas. Mas ainda tenho a esperança de que isso mude um dia.

DesignBrasil As peças são criadas com o objetivo de receber o prêmio ou é consequencia do trabalho realizado?

Fernando Prado São totalmente consequência do trabalho realizado. Elas são concebidas com o principal objetivo de melhorar a vida de quem as usa. E acho que esse é um dos principais fatores que fazem com que sejam premiadas.

DesignBrasil A peça Super Bossa recebeu um troféu Gold no iF. Qual a importância desse reconhecimento?

Fernando Prado É muito importante, já que o troféu de ouro é dado apenas aos 50 melhores produtos, independentemente de suas categorias. É muito gratificante e recompensador, pois de certa forma representamos o design brasileiro. E também por coroar o trabalho não só do designer, mas de toda uma equipe que direta ou indiretamente faz parte desse prêmio.

DesignBrasil O que há de novo na área de design de iluminação/luminárias?

Fernando Prado Basicamente os Leds, que serão uma realidade em iluminação geral num futuro bem próximo.

DesignBrasil Com que materiais você gosta de trabalhar?

Fernando Prado Trabalho muito com alumínio, vidro, plásticos e madeira, mas tenho procurado expandir meus horizontes para outros tipos de materiais e processos de produção.

Edição: Juan Saavedra

Tags: