Hora do Planeta 2009

Por Christian Ullmann

O movimento mundial de combate ao aquecimento global, a Hora do Planeta, acontecerá pela primeira vez no Brasil. A ONG WWF-Brasil convida toda a população a apagar as luzes em 28 de março de 2009 por uma hora – entre 20h30 e 21h30.

O movimento mundial de combate ao aquecimento global, a Hora do Planeta, acontecerá pela primeira vez no Brasil. A ONG WWF-Brasil convida toda a população a apagar as luzes em 28 de março de 2009 por uma hora – entre 20h30 e 21h30.Para conscientizar a população sobre a importância da adoção de novos hábitos e mobilizar a sociedade no combate ao aquecimento global, a Rede WWF lançou o movimento Hora do Planeta, conhecido internacionalmente como Earth Hour. Trata-se de um ato simbólico que envolve governos, empresas e a população em geral.

A idéia é que durante uma hora, no próximo dia 28 de março, as pessoas apaguem as luzes entre 20h30 e 21h30. A ação espera atingir mais de 1 bilhão de pessoas, em 1.000 cidades ao redor do mundo.O ato de apagar as luzes foi escolhido símbolo do movimento global porque na maior parte dos países a produção de energia elétrica gera grande quantidade de gases de efeito estufa que causam as mudanças climáticas.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do prefeito Eduardo Paes, anunciou a adesão oficial da cidade ao evento. Até o momento, mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta, entre elas: Atenas, Buenos Aires, Edimburgo e Nova Iorque. Mas estamos só começando!, o WWF-Brasil espera, ainda, a adesão de outras cidades brasileiras.

Matriz energética – Brasil tem uma matriz energética baseada na energia hidroelétrica é uma das mais limpas do mundo e o desmatamento das nossas florestas, principalmente Amazônia e Cerrado, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global.Faça parte, apague as luzes por um futuro mais sustentável.

Hora do Planta histórico – Tudo começou na Austrália, o movimento mundial teve sua primeira edição no ano 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008 o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros monumentos mundialmente conhecidos.”A Hora do Planeta é um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor”, afirma Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.

O que fazer – Desligar as luzes por uma hora é um bom começo. Porém, existem muitas outras coisas que você pode fazer para contribuir para o sucesso do Earth Hour 2009.
Cadastre-se no site do projeto e obtenha dicas e ferramentas úteis para reduzir a sua pegada de carbono todos os dias.

Video da Hora do Planeta Brasil – Para mobilizar a população pela Hora do Planeta, o WWF-Brasil lançou uma campanha publicitária criada pela DM9DDB. Celebridades da televisão, arte e cultura brasileiras mostrarão seu engajamento e irão à televisão em um filme para pedir a todos que se mobilizem pela Hora do Planeta. Vamos unir forças para que a mobilização de todos coloque o país em lugar de destaque na luta contra o aquecimento global, afirma Sérgio Valente, presidente da DM9DDB. Inspire-se! Assista ao vídeo da Hora do Planeta Brasil – http://www.youtube.com/watch?v=rNG8gpHAtpc

Mais Informações – Links de acesso as informações do movimento mundial. Você também pode fazer parte dessa grande ação! www.horadoplaneta.org.br . Entre no site, cadastre-se e mobilize amigos e familiares – www.earthhour.org/signup

christian ullmann para portal design brasil sustentabilidade
© Copyleft – É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Tags: