Inovação

Por Ellen Kiss

Além da tecnologia e da criação de novos produtos, existem outras maneiras de alcançar a inovação.

A diferença entre os conceitos Criatividade, Design e Inovação foram abordados nesta coluna no mês anterior. A proposta agora é dar continuidade e aprofundar um pouco mais o conceito Inovação e o desenvolvimento deste processo. A maioria dos profissionais e acadêmicos vêem inovação como o processo desenhado abaixo. O processo é iniciado com duas etapas criativas: geração de idéias e reconhecimento de oportunidades. Na primeira etapa, a pessoa desenvolve um insight sobre algo, geralmente sem valor comercial aparente. Na maioria dos casos, no entanto, um problema ou uma oportunidade é que inspira um insight. O reconhecimento de uma oportunidade só ocorre quando alguém descobre um valor comercial para alguma invenção: Isso pode ter valor para o consumidor. Uma vez que a idéia é reconhecida, antes mesmo de ser desenvolvida, ela precisa ser criticamente avaliada. Neste caso, é necessário que se faça perguntas como: . A idéia funciona?. A empresa tem conhecimento e tecnologia suficientes para produzi-la?. A idéia tem algum valor para os consumidores?. A idéia se enquadra na estratégia da empresa?. Faz sentido no que se refere a custo-benefício?

 

As idéias que geram respostas positivas à estas questões e tem apoio organizacional para o seu desenvolvimento passam então para a etapa do desenvolvimento e posteriormente para a comercialização, de acordo com o segmento do negócio. Um erro que a princípio as pessoas cometem, é a tendência de associar o Inovação com tecnologia e com a criação de novos produtos. É claro que isso é inovar, mas no entanto, existem outras inúmeras maneiras de alcançar a inovação. Há pouco tempo, durante uma convenção m NY, Larry Kelley, autor do livro The taming of the new, abordou 10 maneiras (*):. Modelo de negócio a maneira como o negócio é operado;. Redes e alianças junções entre as empresas que trazem benefícios mútuos;. Processos capacitadores a forma que a empresa se organiza internamente e sua relação com colaboradores e funcionários;. Processos básicos a forma que a empresa desenvolve seus processos internos;. Performance e produto capacidade de criar novos produtos com maior valor agregado;. Sistema de produtos capacidade de desenvolver produtos complementares apresentando ao cliente soluções integradas;. Serviços habilidade de adicionar vantagem aos produtos que se estendem além de suas funções básicas;. Canais novas propostas de distribuição que modificam a maneira como o produto chega ao seu respectivo consumidor. Marca a forma que você apresenta e identifica a sua proposta;. Experiência todas as sensações e sentimentos que o consumidor experimenta em cada um dos pontos de contato com o produto. Uma abordagem radical à inovação baseados em novas pesquisas de design estratégico e métodos de inovação podem aumentar dramaticamente o sucesso de um processo inovador. Geralmente produtos que atingiram grandes sucessos de vendas recorrem a um grande número de formas de inovação. Segundo publicado na Business Week em Agosto.2005, o produto IPod da Apple, conseguir combinar sete tipos de inovação e provocou mudanças em toda a categoria (**):. Modelo de negócio negociado de uma forma que músicos, produtos e a Apple tivessem benefícios sobre os downloads . Redes e alianças Parcerias com produtores para a venda de músicas online legalmente e parceria com produtores de acessórios para a extensão da marca iPod;. Processos capacidadores Construção de softwares e interface para que as pessoas possam conectar com a Apple;. Processos básicos Baseados em cultura e talento de forma que os rivais não conseguem copiar;. Performance Criação de hardware fácil de utilizar, maravilhoso de ver e tocar e claramente diferenciado no ponto de venda;. Sistema de produtos apresentado por um canal de relacionamento na Web para IPod hardware e software, iTunes, acessórios e lojas Apple;. Serviços Excelente departamento de atendimento na lojas Apple para a resolução de problemas com IPods, apesar de enfrentar problemas com as baterias;. Canais Venda legal de musicas pela internet e a criação de um multicanal para a venda dos acessórios, na Web, lojas de eletrônicos e lojas da Apple;. Marca Valor agregado à marca Apple a partir do software iTunes;. Experiência Excelentes respostas emocionais à marca, permitindo que as pessoas download, armazenem e troquem coleções musicais.

(*) adaptado de Luiz Alberto Marinho, para Bluebus (**) adaptado da revista Business Week, 01.08.05