ISO 26000 – Responsabilidade social com vistas ao desenvolvimento sustentável

Por Christian Ullmann

Talvez a maioria dos designers, estudantes e empresários não estejam sabendo, porem há quase um ano foi lançada a versão em português da norma ABNT NBR ISO 26000, versão nacional da Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010.

A norma internacional estabelece diretrizes mundiais de responsabilidade social – foram 5 anos de elaboração, envolvendo um grupo de 99 países-membros e 42 organizações. O grande desafio foi encontrar um denominador comum que levasse em conta as diferenças sociais, culturais, ambientais, legais e econômicas entre as nações, a fim de fazer com que a norma pudesse ser ajustada às múltiplas realidades locais.

Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações de incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e de se responsabilizarem pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e ainda leve em conta os interesses das partes interessadas.

A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre:

  • conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social;
  • histórico, tendências e características da responsabilidade social;
  • princípios e práticas relativas à responsabilidade social;
  • os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;
  • integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência;
  • identificação e engajamento de partes interessadas;
  • comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social.

A ISO 26000 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. A norma ISO 26000 será uma grande norteadora do comércio internacional, garantindo uma linguagem comum em termos de responsabilidade social com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Maiores informações da NBR ISO 26000 no site do IMETRO, no link http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp.