João Delpino

Por Editor DesignBrasil

“Os empresários brasileiros estão sensíveis a essa tendência mundial de sustentabilidade e já apostam em design inteligente como um diferencial competitivo para produtos e serviços”

Com sede em Belo Horizonte, escritório em São Paulo e uma equipe comercial no Rio de Janeiro, a New Comunicação 360 é uma empresa que atua em múltiplos segmentos: design de produtos, embalagens, propaganda, entretenimento digital, promoção e eventos. Vencedora do iF Product Design Award 2009 com a mesa Xis, a empresa defende o pós-uso dos produtos como ideal de design.
É o que diz nesta entrevista o diretor da empresa, João Delpino. Ele fala ainda sobre o desenvolvimento da peça premiada na Europa e sua opinião a respeito de sustentabilidade, mercado e crise econômica. A entrevista foi concedida à jornalista Juliane Ferreira, especialmente para o Design Brasil. Design Brasil Como se dá o processo de criação na área de design de produtos na New Comunicação 360?

João Delpino A maior parte dos projetos que chegam até a empresa entra pelo departamento de planejamento, que é multidisciplinar. O grupo analisa o projeto e depois o direciona para a área de negócios específica. Criamos um conceito para o projeto e indicamos os melhores caminhos. Para indicar as tendências ao cliente utilizamos estudos de institutos de pesquisa.

Design Brasil Qual a importância para a empresa e os profissionais de um prêmio como o iF Product Design Award?

João Delpino É a possibilidade de um benchmarking mundial. Além disso, é um aval de credibilidade para o produto.

Design Brasil Qual o conceito da mesa Xis? O que o cliente buscava?

João Delpino O cliente precisava agregar valor ao metacrilato, matéria-prima do produto. Era preciso aproveitar 100% do material, sem o uso de cola, apenas a justaposição das peças e que tivesse usos múltiplos. O resultado foi a criação da mesa Xis que economiza tempo e energia na montagem e pode se transformar em diferentes objetos.
Design Brasil A questão da sustentabilidade tem se tornado obrigatória em áreas como o design, a arquitetura, a construção. De que forma a New Comunicação incorpora esse conceito aos projetos que desenvolve?

João Delpino A sustentabilidade é fundamental para o designer. É preciso pensar além da boa forma e da usabilidade. Cada vez mais devem ser levados em consideração o pós-uso, o processo de produção, a escolha dos materiais, o desperdício de energia. Acredito que a tendência é a criação de peças com características que se transformam, que podem ter vários usos.

Design Brasil Os empresários brasileiros que exportam para países europeus conhecem o que este mercado quer em relação ao design? Como vocês orientam o cliente quanto às tendências de consumo em outros países?João Delpino Os empresários brasileiros estão sensíveis a essa tendência mundial de sustentabilidade e já apostam em design inteligente como um diferencial competitivo para produtos e serviços.

Design Brasil Como você avalia os reflexos do atual momento econômico mundial no mercado de design brasileiro?

 João Delpino O momento atual é muito bom para o design brasileiro, que começa a seguir o mesmo caminho da propaganda nacional, que hoje é reconhecida mundialmente, com uma vantagem significativa: o design não precisa correr na mesma velocidade da propaganda, que é modificada de um dia para o outro.

Tags: