Livro Plano B mostra papel do design para sociedades mais sustentáveis

Por Christian Ullmann

O Plano A já conhecemos. Agora necessitamos de uma proposta alternativa ao sistema econômico, político, social e produtivo que nos trouxe até aqui.

As editoras Saraiva e Virgília lançaram o livro “Plano B”, do jornalista e filósofo John Thackara, especializado em arquitetura e design. Thackara trabalhou para grandes veículos da imprensa britânica, como o jornal The Guardian e a rede BBC. Nasceu na Inglaterra, mas já morou em dez cidades pelo mundo.

Editada originalmente pelo MIT Press em 2005, com o titulo: In the Bubble Designing in a Complex World, a obra foi lançada no Brasil recentemente sob o título Plano B O Design e as Alternativas Viáveis em um Mundo Complexo e é uma leitura indicada para designers e não-designers – principalmente para quem quer descobrir que a sustentabilidade pode estar no nosso cotidiano. A edição em português tem a introdução atualizada e mais três capítulos que abordam os temas Alimento, Desenvolvimento e Presença.

Por que Plano B ?

Pois o Plano A já conhecemos. Agora necessitamos de uma proposta alternativa ao sistema econômico, político, social e produtivo que nos trouxe até aqui. Abordando temas como Leveza, Velocidade, Mobilidade, Local, Presença, entre outros, Thackara mostra por que o papel do design é tão importante, facilitando mudanças na sociedade, desde projetos de ponta a pequenas experiências conduzidas por cidadãos comuns. A partir do cotidiano e das iniciativas locais é que encontramos as melhores ideias de design para uma sociedade mais sustentável.

A inteligência dos produtos e serviços não está somente na tecnologia utilizada, mas sim em entender os complexos sistemas e como a nossa sociedade funciona, dos meios de transportes e comunicação ao abastecimento de alimentos nas grandes cidades. E principalmente, em privilegiar as pessoas, antes de qualquer recurso tecnológico de última geração, nas decisões de design. Pense mais em serviços e infra-estrutura, e menos em produtos físicos.

Thackara reforça o poder de transformação dos projetos conduzidos por grupos e comunidades, ao redor do mundo: desde experiências com moedas alternativas, agricultura urbana, serviços de compartilhamento de bens ao movimento Slow Food.

Design do século XXI exige projetar para recuperar a qualidade de vida, o tecido social e ambiental da própria região sem descuidar da própria diversidade cultural.

Soluções que surgem em atividades rotineiras de qualquer pequena vila ou grande cidade, que respeitam o contexto, mas que são capazes de mover profundas mudanças. No sentido amplo da palavra design, qualquer pessoa comum que cria soluções para resolver problemas no seu cotidiano, pode ser considerado um designer e para resumir as idéias apresentadas pelo autor, no livro, Thackara propõe seis referências para o design de nossos dias:

do projeto e planejamento a sentir e reagir;
do alto conceito ao profundo contexto;
do design de cima para baixo aos efeitos periféricos;
da ficção científica à ficção social;
do design para pessoas ao design com as pessoas;
do design como projeto ao design como serviço de produto.

Saiba mais sobre John Thackara

Naturalidade: Newcastle upon Tyne, Inglaterra
Cidades onde vive e viveu: Ganges, um vilarejo na França; Amsterdã, Sydney, Tóquio, Nova York, Londres, Cardiff, Canterbury, Marlboroug e Newcastle upont Tyne
Casado com: Kristi van Riet, com quem tem uma filha chamada Kate
Formação acadêmica: Filosofia
Experiência profissional: Editor de arquitetura e design, correspondente da BBC, do The Spectator e do The Guardian, diretor-geral do Design Analysis International e de pesquisa do Royal College of Art. Diretor do Netherlands Design Institute e consultor e membro de conselho de vários projetos ou entidades ligadas ao design. Atualmente é diretor do Doors of Perception, responsável pela programação do Designs of the Time e pela Bienal do Design de St. Etienne.
Autor indispensável: John Michael Greer, The long descent
O que o design pode fazer pelo mundo: ajudar as pessoas a reorganizar as tarefas diárias de uma vida mais sustentável
Por que escreveu este livro: para mostrar que os passos para a sustentabilidade já estão acontecendo – e como o design pode acelerá-los.

icha do livro

Plano B – O design e as alternativas viáveis em um mundo complexo
Autor: John Thackara
Tradutora: Cristina Yamagami
Capa e ilustrações: Adriana Melo
Trabalho da capa: Ilustração de Pedro Varella
Editoras Saraiva e Virgília – 1.a. edição – 2008 – 304 páginas – R$ 55,00
ISBN: 978-85-02-07695-2

Informações obtidas a traves dos links:
www.virgilia.com.br/livros/livros-plano-b-menu/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_421529.shtml

christian ullmann para portal design brasil sustentabilidade
© Copyleft – É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Tags: