Majoî Vogel é a nova colunista do DesignBrasil

Por Majoi Aina

Majoî trabalha desde 2005 na A2D, Agência para o Desenvolvimento do Design Cerâmico, nas atividades de gestão do design, design gráfico e editorial, pesquisa de tendências, conhecimento e promoção do design para o setor cerâmico.

A designer Majoî Ainá Vogel é a nova colunista do DesignBrasil. Carioca, 37 anos, ela vai publicar textos sobre o tema Design Cerâmico, abordando temas como mercado e tendências. A coluna terá periodicidade mensal.

Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), Majoî trabalha desde 2005 na A2D, Agência para o Desenvolvimento do Design Cerâmico, nas atividades de gestão do design, design gráfico e editorial, pesquisa de tendências, conhecimento e promoção do design para o setor cerâmico.

É uma das representantes da A2D no Comitê Técnico de Design, que discute questões pertinentes à prática do design na industria de revestimentos cerâmicos. O comitê conta também com representações da indústria de revestimentos cerâmicos, colorifícios e do Centro cerâmico do Brasil. Em 2006, no Congresso Brasileiro de Cerâmica, ministrou a oficina de Criatividade em Design de Superfície.

Ela coordenou o Centro de Design do Ceará no Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual, responsável pela realização de eventos, cursos de curta duração e pela coordenação técnica de um curso de formação em design (1996 a 1999).

Foi diretora de arte da Agência Antiga, reponsável pelo material institucional e promocional do Complexo Beach Park – Resort e Aqua Park (1999 a 2001). Atuou como assessora de Comunicação e Imagem do Senac Ceará (2001 a 2002) e trabalhou como designer na Iluminura Design em Fortaleza (2002 a 2003).

No Ceará, ministrou as disciplinas de Desenho de Observação (Centro de Design do Ceará, 1999), Desenho de Padronagem e Modelo Vivo (Universidade Federal do Ceará, 1997). Na Fundação Universidade de Fortaleza, UNIFOR, atuou como docente, ministrando as disciplinas de Produção Gráfica e Oficina Experimental de Produção Gráfica no curso de Comunicação Social (publicidade) e a disciplina de Comunicação Visual no Curso de Arquitetura (2001 a 2003). Também foi docente dos cursos de Comunicaçnao Social das Faculdades Nordeste, FANOR, e do Instituto de Ensino Superior do Ceará, IESC.

Em Florianópolis, onde reside desde 2004, assumiu a coordenação do curso de design da Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL (2004 a 2005). Ministrou a Disciplina de Produção Gráfica para o curso de design da UNISUL.

Organizou eventos como o Workshop Unidades de Design nos Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento (1998), I Semana Cearense de Design (1998), I Fórum Design Cerâmico: Design e Identidade Cultural (2005) e o II Fórum Design Cerâmico: Design e Inovação (2006).

Tags: