Mauricio Medeiros

Por Centro Brasil Design

Medeiros tem formação em arquitetura, desenho industrial e Master Creative Practice for Narrative Environments Central Saint Martins London. Dos 15 anos de carreira, 13 foram dedicados ao Art Office onde é diretor de design executivo.DesignBrasil: Qual era o principal objetivo com o projeto Nike Holiday?Mauricio Medeiros: O briefing pedia por uma campanha in store que aproximasse o consumidor da marca de forma surpreendente, inovadora, ‘cool’ e que atraísse o público jovem essencialmente.

DesignBrasil: De que forma o Art Office chegou ao resultado que foi aprovado pelo cliente? Como se deu o processo de criação?Mauricio Medeiros: Nosso processo criativo sempre começa com uma séria imersão no briefing, bem como na esfera que envolve o consumidor. Como o briefing tinha uma peculiar característica de tema aberto, nosso desafio foi ainda maior, ao tentar buscar direções criativas que fossem pertinentes a marca Nike. Dentro do universo que envolve o consumidor da marca, o comportamento participativo e colaborativo presente nas redes sociais foi o conceito principal que definiu as diferentes opções que apresentamos ao cliente. Nosso time criativo queria também transformar o consumidor em protagonista da campanha e não um mero espectador. Foi então que depois de muito ‘ brainstorming’ surgiram as vitrines interativas da campanha: um espaço aberto à participação onde o público podia deixar a sua marca criativa em lojas de todo o país. Um aspecto interessante da proposta é que toda a experiência de interação se deu de forma analógica, sem interferência de tecnologias digitais.

DesignBrasil: Como aplicar os conceitos do design em um projeto como esse?Mauricio Medeiros: A estratégia de design vai além da forma ou visual. Em ambientes de experiência é necessário que se pense no design como uma estratégia de comunicação. Nós, ‘artofficers’, somos um time multidisciplinar que busca integrar as disciplinas para uma visão mais global e eficiente em um projeto. No caso de Nike Holiday não é diferente. Desde o início sabíamos que este não era o caso de uma campanha para alavancar a venda de um produto e sim de uma estratégia de envolvimento da marca com o consumidor.

DesignBrasil: O Nike Holiday terá continuidade?Mauricio Medeiros: As campanhas de Holiday são anuais e seguem um calendário mundial. O sucesso da campanha e o reconhecimento ‘best practice’ pelo cliente abriram caminho para que o conceito de participação que trouxemos permeasse outras campanhas.

DesignBrasil: Quais cidades receberam o projeto?Mauricio Medeiros: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

DesignBrasil: Um prêmio como o iF Product Design Award estimula o designer no desenvolvimento de novos trabalhos? Qual a importância de um reconhecimento internacional?Mauricio Medeiros: Todo reconhecimento é importante para nosso time: por meio de prêmios, resultados, clientes fiéis e sensação de trabalho cumprido. Um prêmio internacional vem reforçar a idéia que o nosso design também esta alinhado com as diretrizes mundiais.

(Redação de Juliane Ferreira – Interact Comunicação, com edição de Juliane Bazzo)