Nó Design

Por Editor DesignBrasil

Decidimos não nos especializar em uma área de atuação, com isso, não ficamos viciados nas soluções conhecidas e nossa criatividade fica sempre fresca

Leonardo Massarelli, Flávio di Sarno e Marcio Giannelli são os sócios na linha de frente do escritório Nó Design, um dos vencedores no iF Product Design Award 2009, graças ao trabalho Tira e Põe, uma mesa claramente inspirada nos jogos de montar, que permite diversas possibilidades de composição e funções: porta CD’s, porta copos, espaço para guardar pequenos objetos e revisteiro.
Os três profissionais apostam na diversidade de segmentos para gerar uma riqueza criativa no trabalho. Por isso realizam trabalhos não só para grandes corporações, mas também para empresas de pequeno porte. São projetos de produtos eletro-eletrônicos, frascos para perfumaria, móveis, acessórios.
A diretriz é a de oferecer aos clientes um projeto integrado, que envolva todas as etapas do processo – da criação e desenvolvimento do produto até sua fase de lançamento, incluindo o desenvolvimento gráfico de manuais, folders, embalagens e ponto-de-venda para um produto de sucesso.
Acompanhe a entrevista concedida pela equipe da Nó Design à jornalista Juliane Ferreira para o Design Brasil. Design Brasil Como é o processo de criação da Nódesign? Quais os diferenciais da empresa? Equipe Nó Design O processo de criação da Nódesign é calcado em alguns pilares. O primeiro deles é que nossa criação se baseia em diversos tipos de pesquisa para que a equipe criativa consiga extrair as melhores oportunidades de criar valor. Outra característica importante é a equipe ser multidisciplinar e trabalhar a criação coletivamente, explorando sempre a diversidade. Como diferencial maior, o Nódesign atua em diferentes setores da economia. Dessa forma, os conhecimentos e a experiência são diversos, havendo um intercâmbio de idéias entre as diversas áreas em que atuamos. Decidimos não nos especializar em uma área de atuação, com isso, não ficamos “viciados” nas soluções conhecidas e nossa criatividade fica sempre “fresca”.Design Brasil Como fazer um bom briefing para conseguir captar o que o cliente deseja? Equipe Nó Design A chave é a integração e a comunicação com os interessados (stakeholders) no projeto. Saber fazer as perguntas certas e depois saber observar e ouvir atentamente. Um bom briefing deve refletir as necessidades tácitas e explícitas dessas pessoas. Colocar no papel essas informações é fundamental, pois no esforço de formalização as coisas ficam mais claras para todos. Depois de formalizado, o briefing é mostrado aos participantes para que dêem seu feedback. Esse processo tem várias idas e vindas, mas o resultado é um briefing bem completo.Design Brasil Que projeto é mais gratificante fazer? Por quê? Equipe Nó Design Todos. Cada projeto representa um novo universo com seus desafios específicos. Temos a sorte de nos envolver sempre em projetos instigantes, por mais simples que possam parecer.Design Brasil O que torna um produto especial em relação ao design? Equipe Nó Design Quando o produto consegue oferecer uma nova possibilidade de comportamento para o usuário, de forma a melhorar ou dar mais prazer ao seu cotidiano.Design Brasil A Nódesign foi premiada recentemente com o iF Product Design Award pela criação da mesa Tira e Põe. O que significa o prêmio para a empresa? Equipe Nó Design Prêmios internacionais certificam que um trabalho tem qualidade dentro de padrões de excelência mundiais. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que toda a nossa dedicação e constante aprimoramento valem à pena. Também, prêmios internacionais colaboram para que o público nacional entenda o valor do nosso trabalho. Infelizmente, as pessoas tendem a dar maior valor para aquilo que vem de fora. Se alguém disser lá fora que somos bons designers e que trazemos benefícios aos nossos clientes, provavelmente essa idéia será aceita aqui dentro. Design Brasil Quais eram as necessidades do cliente com esse produto? Equipe Nó Design Desenvolver um produto para que as pessoas tivessem uma relação duradoura com ele e que transmitisse os valores da marca. Um dos valores da marca que precisava ser explicitado foi a ludicidade, o que conseguimos através da multifuncionalidade dos componentes do tampo. A multifuncionalidade também contribuiu para estendermos o período de uso do produto, pois a peça consegue estar em constante mutação. Além desses fatores, a mesa estabelece uma relação funcional que vai além das mesas tradicionais, o que agrega valor ao móvel.Design Brasil O que deve ser levado em conta na criação de móveis? Equipe Nó Design Funcionalidade, experiência de uso, estética, mercado, produtividade e custo. Design Brasil Qual a política da Nódesign em relação à sustentabilidade das peças que cria? Esse assunto faz parte das conversas com os clientes? Até que ponto o designer consegue interferir em questões como essa? Equipe Nó Design O Nódesign vem cada vez mais aprofundando-se em questões relacionadas à sustentabilidade. Temos adquirido conhecimentos nessa área (como, análise do ciclo de vida de um produto, gestão ambiental, etc.) e fomos a primeira agência de design brasileira a filiar-se aos Designersaccord (www.designersaccord.com) – um tratado internacional pelo design sustentável entre todas as grandes agências mundiais de design. Estamos, também, em fase final de estruturação de uma nova empresa com o intuito de tratar o assunto design e sustentabilidade de forma muito completa. Intervenções que se iniciam dentro da empresa, estendem-se para a cadeia de fornecedores, através da cultura da empresa, e incorporam questões legais. Tudo isso até culminar no produto final. Esse novo serviço será composto por uma equipe multidisciplinar composta de 18 profissionais, entre eles biólogos, advogados, gestores ambientais, químicos, designers, arquitetos, etc.Design Brasil Além do iF Award, pela Mesa Tira e Põe, qual o histórico de prêmios da empresa? Equipe Nó Design A empresa já ganhou alguns prêmios: o 1º Prêmio Samsung de Design Brasileiro, com o produto Estabilizador de Voltagem, de autoria dos integrantes Marcio Giannelli e Leonardo Cardoso. (Prêmio especial do júri); o 1º Prêmio Brasileiro de Embalagem em Papel cartão Bracelpa, pelo integrante Flavio Barão Di Sarno. (2º lugar); o 1º Prêmio Mônaco Luxepack Design Award – como um dos cinco finalistas; o Festival Brasileiro Promoção, Embalagem e Design – Premiado Ouro com o Perfume da AVON Luiza Brunet Night (Projeto em parceria com a agencia Mdesign); o Prêmio ABRE Design Embalagem, com Embalagem Premiada, prata (não houve a premiação de ouro); o Perfume da Avon Luiza Brunet Night (Projeto em parceria com a agencia MDesign); o Prêmio Atualidade Cosmética 2004 – 1º lugar na categoria Linha Infantil, com a linha A Arca de Noé – Perfume da Avon (Projeto em parceria com a agencia MDesign); o Prêmio House & Gift de Design 2006 Categoria Utilidades Domésticas com o produto Homem Elástico; o 20º Prêmio Museu da Casa Brasileira 2006, com uma Menção Honrosa na categoria Eletro-eletrônicos com o celular Blob; o Creative Award 2007-2008 – Pen Magazine (Japan); o Prêmio Mercado Design Top XXI Vencedor na Categoria Novos Talentos; o Prêmio Mercado Design Top XXI Finalista na Categoria Inovação com o Celular Blob; o Reddot Design Award Singapure – Design Concept Black Hole ( Buraco Negro); o 1º Prêmio Idea/Brasil 2008 O melhor do Design Brasileiro, na categoria Produtos para Casa com a Porta MaxDoor com Prêmio Ouro; o IDEA International Design Excellence Awards08 Bronze MAXDOOR; o Premio ABRE de Embalagens 2008 Linha Amor América, Natura; o Premio ABRE de Embalagens 2008 Natura Chronos; o World Star World Packaging Organization 2008 – Linha Amor América, Natura.

Tags: