Confira como foi criado o novo projeto gráfico do DesignBrasil

Por Editor DesignBrasil

Você já deve ter reparado que o DesignBrasil mudou – e mudou muito. No ano em que comemoramos nosso décimo aniversário, inauguramos um novo layout, mais intuitivo, inovador e minimalista. A parceria entre a Straub Design, escritório responsável pelo projeto gráfico e o Centro Brasil Design, que coordena do portal, trouxe um site responsivo, com navegação transversal.

O diretor de criação da StraubDesign, Ericson Straub, que foi o designer responsável pelo novo DesignBrasil, conta os detalhes sobre o portal.

img

 

Entrevista por Julliana Bauer

DesignBrasil – Como foi o processo de trabalho desenvolvido pela Straub?

 Ericson Straub – Algumas partes do processo são as mesmas que ocorrem no desenvolvimento de um projeto editorial. Até mesmo porque um projeto editorial envolve principalmente o profundo entendimento do conteúdo que se pretende evidenciar. Uma das primeiras etapas do processo é a pesquisa, o entendimento claro das expectativas dos leitores e usuários.  Após as reuniões iniciais de briefing, realizamos uma pesquisa online com os usuários do Portal. Antes da concepção formal, desenvolvemos um processo de ideação e geração de alternativas, envolvendo varias pessoas da equipe. Depois, a concepção de design, que logicamente nós vemos com grande importância, é onde colocamos nosso posicionamento, que também está presente em nosso design editorial ou projetos de exposição. Nosso desafio nesse projeto foi entregar um projeto que seja admirado e incentive o leitor a buscar por conteúdos interessantes.

Que profissionais estiveram envolvidos ao longo da concepção do novo site?

Tivemos a participação de administradores de empresas, profissionais de marketing, comunicação, jornalistas e redatores, além dos designers, é claro. Por se tratar de um projeto complexo, um grupo multidisciplinar é fundamental para alinhar e harmonizar as diferentes expectativas. Na coordenação do projeto, estava toda equipe do DesignBrasil, que é composta por diferentes profissionais, junto com nosso diretor de negócios, Wilgor Caravanti, que coordenou o trabalho como um todo, fazendo a ponte entre o cliente e toda a nossa equipe. Para desenvolver um projeto e fechar com chave de ouro, considero fundamental um gestor de design, que fará o papel de aglutinar uma equipe multidisciplinar que tenha diferentes conhecimentos em diferentes áreas. Neste projeto, contamos com a Luciane Stefanes, especialista em conteúdo corporativo, que nos ajudou a solucionar o problema de arquitetura da informação e a Pati Bianco, nossa designer que deu soluções simples, mas muito eficientes tanto funcionalmente, quanto esteticamente.  Porém, o todo o projeto de pesquisa, concepção e design do site poderia ter sido comprometido se não tivéssemos uma equipe altamente profissional gerenciando a implantação técnica e programação, um trabalho fantástico e muito bem feito pela empresa Apiki. Acho que este projeto reflete muito da essência do próprio design. A importância da visão holística, com autonomia para as especialidades. 

Pages from Apresentacao_Final

O DesignBrasil agora é responsivo, adequando-se a diferentes gadgets

Quais foram os maiores desafios na hora de renovar o portal?

Um dos maiores desafios foi tornar o vasto conteúdo do portal mais acessível ao leitor, melhorando a visualização das diferentes seções do site, a começar pela home. Foi necessário analisar e hierarquizar toda informação que o portal apresenta – que vai de artigos acadêmicos à agenda de eventos da área nos próximos meses.

Quanto tempo leva, em média, um trabalho como este que a Straub fez com o DesignBrasil?

Nosso desafio foi reestruturar desde a arquitetura da informação até o layout do novo site. Foi um trabalho bastante complexo, pois envolveu diversas pessoas, várias áreas diferentes da empresa em um objetivo comum: simplificar e melhorar a experiência do usuário durante a navegação. Portanto, calculamos que, em média, esse tipo de trabalho necessite de 4 a 6 meses de desenvolvimento.

O que esse novo layout traz de benefícios aos leitores quando comparado ao anterior?

O novo layout permite que a navegação dentro dos conteúdos do site seja muito mais amigável e visual. Além de propiciar uma navegação transversal, ou seja, que permite que o leitor busque uma informação por área do design ou por um assunto desejado. Cada seção do portal foi elaborada com uma cor diferente para que o leitor tenha facilidade em identificar onde está e para onde quer ir. O novo DesignBrasil foi pensado para trazer a informação da forma mais objetiva, intuitiva e simplificada possível. Foi criada a nova seção “Design em um clique” que possibilita um acesso rápido aos principais conteúdos do portal.

Pages from Apresentacao_Final-3

Cada seção do portal foi elaborada com uma cor diferente para que o leitor tenha facilidade em identificar onde está e para onde quer ir

Teve alguma característica do site antigo que vocês fizeram questão de manter?

Mantivemos o conteúdo, mas as características do site sofreram mudanças gráficas mais profundas, adotando uma linguagem mais contemporânea e arejada. O site antigo teve a sua função, mas nesse momento resolvemos evoluir na questão de usabilidade e projeto gráfico do site. As cores são diferentes, a arquitetura e as seções do site são novas, os nomes foram ajustados para se tornarem mais intuitivos. Tudo com objetivo de melhorar a experiência do leitor. 

Em um trabalho que faz uma mudança tão radical como esta, como fazer com que os leitores antigos ainda se sintam familiarizados com o novo site?

Hoje, grande parte do público de sites de conteúdo se mostra aberto a adaptações de layout às tendências, visto a frequência com que grandes portais atualizam-se. Isso se torna ainda mais visível quando tratamos de um público específico de usuários como os do DesignBrasil, formado em sua maioria por estudantes e profissionais da área criativa. Esse tipo de leitor não é apenas aberto a modificações, como até mesmo espera por elas. Nossa intenção foi atualizar o layout do DesignBrasil para incluí-lo dentro do contexto do web design atual, que preza pela melhor experiência por parte do leitor.

O DesignBrasil agora é responsivo. O que isso significa e por que resolveram fazer desta forma?

Cada vez mais as pessoas têm acessado a web por meio dos seus tablets e smartphones. O design responsivo é a capacidade de um site se adaptar a diferentes tamanhos de tela, adequando a experiência de navegação em gadgets, como smartphones ou tablets. Essa “mobilidade” não é mais tendência, é uma realidade e faz parte do cotidiano das pessoas, então a versão responsiva era “obrigatória” para o portal do DesignBrasil. Assim, o leitor pode acessar o portal por meio de qualquer dispositivo, sem perda de conteúdo ou piora na interação. Quer testar pra ver como funciona na prática? Encontre o canto inferior direito do seu browser e arraste, alterando o tamanho da janela. O conteúdo vai se adaptar ao tamanho que você escolher.

 

Sobre Ericson Straub

ericson

ERICSON STRAUB é graduado em design pela PUCPR, especialista em História da Arte e Mestre | UFSC. Editor da revista abcDesign, autor dos livros Abc do Rendering, Abc do Rendering Automotivo e Editor do livro Tide Hellmeister, Inquieta Colagem. Diretor de Criação da StraubDesign, escritório especializado em design editorial, tipografia e environmental design. Também é professor nos cursos de graduação e pós-graduação de Desenho Industrial da PUCPR e de graduação em Design da UNIFAE.

1 Comentário

  1. jades maicon disse:

    Parabéns pelo projeto ericson e toda equipe da straub.