O Retrato do Consumidor na Embalagem

Por Fabio Mestriner

O Retrato do Consumidor na Embalagem

O mercado de produtos de consumo está em constante evolução, o que obriga as empresas a trabalhar duro para acompanhar o ritimo das mudanças.

Conforme a sociedade de consumo evolui, aumenta o número de produtos oferecidos e as categorias tradicionais vão se subdividindo em nichos focados num consumidor específico, cada vez mais exigente e exclusivista. Neste contexto, a embalagem passa a responder pela identificação do produto com o seu público, pois, num universo de 200 mil produtos que é a média de itens oferecidos num hipermercado moderno, fica quase impossível ao consumidor identificar e escolher os novos lançamentos sem que estes indiquem precisamente a que público se dirigem.

Informar o conteúdo, destacar seus diferenciais competitivos e indicar com clareza para quem o produto foi criado são os itens de maior importância apontados numa pesquisa do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE. Nesta pesquisa também se descobriu que a embalagem dos sonhos do consumidor é aquela que “foi feita para ele”, pensando nele. Isto deixa claro a necessidade que o consumidor tem de se identificar com o produto através da embalagem e a importância que tem para ele, consumidor, o fato dela sinalizar isso claramente.

A solução encontrada pelo design e que vem se configurando como tendência é colocar na embalagem a imagem do próprio consumidor como elemento de destaque na composição da cena do painel principal. Cenas de convivência e utilização do produto, assim como imagens com pessoas e usuários típicos passaram a aparecer com mais frequência nas gôndolas.

Num estudo de campo realizado agora para um novo projeto, recolhi uma única visita ao supermercado, 12 exemplos de lançamentos recentes que adotam esta abordagem juntamente com embalagens que já fazem isso há mais tempo como o leite em pó Molico.

As novas sopas instantâneas Knorr ganharam prêmio de embalagem e tiveram sensacional resultado de vendas mostrando em cada sabor uma foto de consumidor diferente.

Acompanhar os movimentos da sociedade e procurar expressá-los em seus projetos é uma das importantes funções dos designers – é isso que seus clientes esperam deles e precisam para se manter na ponta da competição de mercado. Perceber estes detalhes e as pequenas mudanças que estão ocorrendo é uma forma de nos mantermos atualizados e capazes de oferecer soluções adequadas às questões do momento.

Daqui para a frente esta tendência deve se intensificar e vamos encontrar nos supermercados cada vez mais embalagens trazendo estampado em seu painel o retrato do consumidor a quem se dirigem.

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