Pequenas empresas focam no design de embalagem como parte do planejamento estratégico

Por Editor DesignBrasil

Por Luiz Felipe Di Lorenzo

Embalagens são o elo direto entre marcas e o consumidor, cuidando do produto e transmitindo sentimentos que conquistam e fidelizam. Esse fato, por si só, impede que investimentos em design de embalagens sejam tratados como luxo ou um mero detalhe.

Se considerarmos o mercado cada vez mais competitivo que vivemos, essa pode ser a diferença entre sucesso ou fracasso de uma marca, pois hoje muitas empresas fornecem o mesmo produto, com preço e características semelhantes. Como nem toda marca tem poder de investimento para divulgar na grande mídia, os esforços em Branding, Design de Embalagens e Marketing Below the Line surgem como uma grande alternativa.

Estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 75% das empresas que investiram em design de embalagens registraram aumento das vendas. Além disso, 41% delas também tiveram redução de custos de produção. Isso desmente o mito de que modernizar a imagem de uma empresa é caro ou um “gasto”. Tudo depende do planejamento estratégico certo e da escolha da agência de design correta.

Segundo pesquisa da ABRE, o estudo se mostra ainda mais importante porque os dados apontam que o consumidor, quando se depara com dois produtos iguais, tende a escolher aquele com a embalagem mais prática e que mais o seduz. Ele está, inclusive, disposto a experimentar uma nova marca caso ela atenda aos requisitos já citados.

Além disso, devido à alta da inflação registrada atualmente no Brasil, os consumidores estão preferindo comprar produtos de marcas menores, já que o preço oferecido normalmente sai mais em conta. Esse dado está presente na 42ª Pesquisa de Reconhecimento de Marcas, feita pela Supermercado Moderno, com 1466 supermercadistas em todo território nacional.

 

Sobre o autor 

dilorenzo

 

Luiz Felipe Di Lorenzo é graduado em Design Gráfico pela Escola Panamericana e em Comunicação Social pelo Mackenzie. É VP de Design no Studio Di Lorenzo, jovem escritório de Branding paulistano. Seu trabalho pode ser visto em www.studiodilorenzo.com.br.

 

 

1 Comentário

  1. Héctor disse:

    sou especialista em design de embalagens, fiz graduação em design de produtos e mba em marketing. minha dúvida é, o brasil mundialmente esta sempre entre o 5 maiores produtores de embalagens, cosméticos, alimentos e diversos segmentos, do mundo. então por que aqui não tem nem 1 curso de especialização em design de embalagens???

    tem engenharia, mas design eu não encontrei. já ouvi falar de alguns, mas todos não fecharam turma e acabaram.

    o artigo é muito bom, parabéns, mas os empresários vão ler, vão procurar agências e elas vão fazer embalagens do mesmo jeito que fazem comerciais para tv, e ai o resultado vai ser de fraco a ruim e nunca mais os empresários vão acreditar que design melhora as vendas! Por que a maioria das pessoas acha que design de embalagem é a mesma coisa que maquiar um produto, quase ninguém sabe realmente fazer embalagens no brasil.

    esse aumento de 41% só acontece se o designer fizer o trabalho direito, por que se fizer um desenho qualquer, ganhar o dinheiro e pronto, AO INVÉS de crescer, as vendas vão cair.

    como organizar isso para ajudar os empresários a fazerem investimentos corretos?