Semana D – Festival de Design: Confira entrevista com o palestrante Eduardo Oliveira

Por Editor DesignBrasil

Com dez anos de experiência em mobiliário infantil, a Omega Design, fábrica paranaense especializada na produção de móveis para escolas e  para ambientes corporativos, percebeu que poderia melhorar a competitividade e a qualidade de seus produtos investindo em design. Na mesma época, surgiu a oportunidade de aderir ao programa Paraná Inovador pelo Design, uma iniciativa que leva para as empresas paranaenses a cultura do design. O Paraná Inovador é uma iniciativa do Centro Brasil Design e financiado com recursos do Fundo Paraná e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI.

O Paraná Inovador utiliza a metodologia Design na Prática, que foi desenvolvida pelo CBD e auxilia as empresas na identificação de oportunidades de inovação e na busca por escritórios de design, facilitando e estimulando a criação de produtos, embalagens, identidades e serviços mais competitivos e bem-sucedidos. Através do programa, a Omega então conheceu o escritório ASA Design, com quem trabalhou na concepção da Coleção Lúdica: Sapo e Abelha. Explorando símbolos, formas, cores e texturas do mundo infantil, a coleção se destaca por unir referências do universo infantil a aspectos funcionais, resultando em móveis atraentes e seguros para os pequenos.

Por ser um case de sucesso e que mostra como a inserção do design pode modificar e trazer melhorias à rotina de uma empresa, o diretor da Omega Design, Eduardo Oliveira, foi convidado para ser um dos palestrantes da Semana D – Festival de Design, que acontece em Curitiba entre 03 e 09 de novembro. Confira a entrevista em que ele explica como funcionou o trabalho da Omega com o Paraná Inovador.

Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira

 

DesignBrasil – Por que a Omega decidiu investir na criação de uma linha de móveis infantis lúdicos?

Eduardo – A Omega Design trabalha há 10 anos com móveis infantis. Durante esse tempo, sentimos a necessidade de adequar o mobiliário ao universo da criança. Com o estudo realizado pelo Centro Brasil de Design, percebemos que nossos móveis não tinham personalidade ou diferencial. Por isso, decidimos chamar a ASA Design – uma empresa referência no desenvolvimento de design de moveis – para criar uma linha conceitual, que traz o lúdico em harmonia com as normas da ABNT.

Antes de entrar no Paraná Inovador, a Omega já investia em design no dia a dia?

Em relação aos produtos, não houve investimento significativo, pois a trabalhamos executando os projetos encomendados pelos arquitetos.

 Como foi escolhido o escritório de design para trabalhar nesse projeto?

Escolhemos a empresa que mais se identificou com o produto. A ASA Design tem conceitos similares aos valores da Omega Design.

Qual a inovação da Coleção Lúdica?

O tema da coleção. Não estamos simplesmente vendendo uma cadeira ou mesa, estamos ajudando a construir um ambiente agradável e acolhedor para que as crianças possam se desenvolver. O design favorece a aprendizagem, pois oferece diferentes combinações e interpretações.

A criação da nova linha e a participação no programa mudaram de alguma forma a maneira com a qual a Omega irá trabalhar daqui pra frente? Pretendem continuar investindo em design?

Estamos finalizando a etapa de prototipagem da nova linha e trabalhando na parte de engenharia dos produtos. Logo iremos investir no desenvolvimento de uma linha para o ensino fundamental. Percebemos que a nova linha trouxe, além de novos clientes, muita inspiração e boas ideias para a nossa equipe. Nossos colaboradores se sentem motivados a aprimorar seu trabalho para continuarmos na vanguarda.

 

Confira imagens de alguns móveis da Coleção Lúdica:

Cadeira Sapo

Cadeira Sapo

Carteira Sapo

Carteira Sapo

Organizador

Organizador

 

Sobre a Semana D

Realizada pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>Pr, a Semana D conta com patrocínio do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos  (Apex – Brasil) e do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). As principais atividades do evento serão realizadas no Museu Oscar Niemeyer (MON), mas contará também com ações em pontos variados da cidade, reforçando assim a ideia de mergulhar a capital paranaense no design. Mais informações na página da Semana D no Facebook:(www.facebook.com/festival.semanad), e no site http://www.semanad.com.br/