Sênior Designer da Renault dá dicas para quem quer seguir carreira no design automotivo

Por Centro Brasil Design

Maurício Cesar Andreazzi Cavalheiro teve uma trajetória incomum no mundo do design. Foi só aos 30 anos que ele começou a fazer faculdade de Design de Produto. É que ele começou sua vida profissional como Engenheiro de Materiais, e, insatisfeito com a carreira, decidiu largar tudo para ser designer. O pai de Maurício, que também é engenheiro, não gostou muito da mudança repentina de carreira do filho, mas isso não impediu que Maurício entrasse em contato com Peter Fassbender, o gerente de design da Fiat no Brasil, para mostrar seus desenhos. Deu certo. Tão certo que antes de ocupar o cargo atual de Sênior Designer de Automóveis na Renault, Maurício passou 11 anos trabalhando na Fiat.

Cavalheiro esteve recentemente em Curitiba como palestrante da Semana D – Semana de Design, na qual falou sobre sua trajetória profissional e deu dicas aos estudantes e designers presentes sobre como montar um portfólio. O tema da palestra era A Conquista do Design Automotivo. Confira a entrevista exclusiva que ele cedeu ao DesignBrasil:

 

O brasileiro já adotou a cultura do design?

Ainda não. Falta muita educação nesse sentido.

Em entrevista recente ao DesignBrasil, Freddy Van Camp afirmou que o mercado automotivo internacional requisita os profissionais brasileiros. Você percebe essa demanda também?

Não. Especificamente brasileiro, não. Os estúdios procuram profissionais do mundo inteiro, da Rússia, do Japão. A Rússia, aliás, conta com profissionais muito fortes. Mas não acho que os brasileiros sejam muito requisitados. O Brasil não acordou ainda para qual deve ser a produtividade que um estudante de design deve ter. Um cara na Rússia faz em uma semana o que um brasileiro demoraria meses para fazer.

Quais são as preferências do consumidor brasileiro em relação ao design de um automóvel?

O brasileiro é aventureiro, e gosta de carros esportivos. Mas não há um perfil único. Temos que avaliar três aspectos para traçarmos os perfis preferidos pelos consumidores: a classe social, a fase da vida em que se encontram e a região onde vivem. Um morador de uma cidade de interior dificilmente compraria um carro pequeno como o Smart, por exemplo. Seria mais comum que comprasse um carro grande, uma SUV para exibir para os vizinhos. Já um morador de uma grande metrópole enxergaria na SUV uma forma de proteção.

Como funciona seu processo de busca por tendências?

Busco em tudo. Acho que é uma característica comum aos designers procurar perceber nas ruas, na música, nas pessoas as tendências. Sabe aquele filme O Exterminador do Futuro, em que o personagem do Arnold Schwarzenegger olha para uma pessoa e já lê todas as informações sobre ela, em um computador interno? É mais ou menos assim. 

Para os designers e estudantes que se interessam pelo design automotivo, quais os caminhos a serem seguidos?

Vou resumir em três palavras: desenhar, desenhar e desenhar! As pessoas não têm noção do quanto isso é importante. Eu mesmo, que já trabalho há algum tempo na área, desenho muito. E uma dica para conseguir sobreviver no ramo é arriscar-se sempre!

 

Serviço

Com o tema “Criatividade, Inovação e Negócio”, a Semana D, que acontece em Curitiba entre 01 e 07 de outubro, é pensada, formulada e baseada nas grandes semanas de design que acontecem no exterior.  O evento é uma realização do Centro de Design Paraná e da ProDesign>pr e conta com patrocínio do Sebrae, Unicuritiba e  Senai. 

Para mais informações, acesse http://www.semanad.com.br/

 

 

9 Comentários

  1. Ronoaldo Pires disse:

    Bom,primeiramente desenho sim alguns modelos de carro,realizo os crio modelos tuning .
    Mas tenho um sonho de poder algum dia trabalhar um uma empresa!
    Pois gosto de desenhar,quero crescer muito nesta área! Meu nome é Ronoaldo pires e tenho 17anos.
    Meu desejo é ir emfrente e mudar este quesito de nós brasileiros na arte de desenhar!
    Também digo isso para mim mesmo!
    Se quiser crescer paratrbalhar nessa área,desenhe desenhe desenhe.
    Assim apenas me aperfeiço o cada vez mas!
    Meus desenhos estão na fiat florença paranaguá paraná.
    Farei faculdade de designer mas ainda com um pouco de medo pois não sei Oq e como fazer.
    Por isso estou aqui pesquisado para ter uma base!

    1. Leandro gomes disse:

      Parabens irmao te do maior força ,Deus te abençoe no seu sonho !

    2. Matheus Destro de Souza disse:

      Olá Ronoaldo Pires, também tenho 17 anos, sou Matheus Destro e sou do Paraná, e amo desenhar carros, é minha paixão e também sonho em ser um design automotivo, eu queria saber algum contato seu para conversarmos, pois vc já deu um grande passo deixando seu desenhos na fiat, é meu maior sonho, vamos conversar e falar sobre isso… Grato!

  2. josimar dos santos disse:

    E por que que na prórpia Russia não tem carros bonitos de designers diferentes se os russos são fortes no designer . A aerodinâmica dos carros são muito quadradas.

    1. Borges disse:

      Amigo, é por isso que ouço comentários ruins sobre o pessoal mais novo que quer entrar na área.
      Pense que na Rússia a neve é constante e não se pensa tanto em aerodinâmica, mas pelo contrário, pensa-se em resistência e aderência.
      Temos que pensar em algo feito para um público específico, então temos que pensar nas condições em que elas vivem e se colocar no lugar delas, imaginando o que você gostaria de ter se estivesse lá…e….quais as suas ganâncias se pudesse pleitear um carro melhor nesses lugares?
      abs!

  3. junior oliveira disse:

    ola sou apaixonado por carros e tambem faço desenhos e queria sabe qual e a chance de um desingner ir para uma grande marca automotiva o que que ele precisa?

  4. douglas silva disse:

    ola. meu nome é douglas tenho 22 anos, sou de chapada dos guimarães mt.eu faço desenhos a quatro anos,o meu sonho é me tornar um desenhista profissional,e poder trabalhar em alguma empreza.se isso dar certo eu pretendo trabalhar na vw .isso é um sonho desde quando eu era criança.se caso alguma empreza ficar entereçado eu agradeço.

  5. Octavio Dias Huber disse:

    oi desenho desde os 8 anos meus desenhos já florão para fiat e revista de carros de São Paulo
    gostaria de seguir carreira como designer automotivo mais não sei como
    será que alguém poderia me ajudar tenho 20 anos e tenho curso de designer gráfico
    gostaria de ajuda

  6. lohany disse:

    meu nome é lohany estou fazendo curso de Design Grafico mais estou muito em duvida nisso, estando no Brasil.
    estou fazendo tecnologo em grafico e depois penso em fazer dois anos para ter bacharel de design mais estou meio perdida, se posso depois fazer como pos graduação. Marketing se tem a ver com a minha área?