Sérgio Matos conta como prêmios alavancaram sua carreira

Por Centro Brasil Design

O paraibano Sérgio Matos é um designer renomado internacionalmente. Ganhador de um Prêmio iF Product Design Award por sua Poltrona Carambola (foto abaixo) e vencedor da primeira edição do Prêmio Sebrae Minas Design, com o projeto do banco Ianomâmi, é de se estranhar que um dia ele tenha pensado em desistir da carreira de designer.

Sérgio também foi um dos poucos brasileiros a participar do seleto Salão Internacional do Móvel, em Milão, na Itália. Hoje ele se dedica a sua própria empresa, localizada na Paraíba. Suas peças são produzidas por pequenas empresas da cidade de Cláudio (MG). Em outubro, participará como palestrante da Semana D, evento realizado pelo Centro de Design Paraná e  ProDesign>pr. Em entrevista ao Design Brasil, ele fala sobre sua carreira, a Semana D e os prêmios que conquistou.

 

 Pufe Carombola, que rendeu ao designer um iF Product Design Award

Você foi convidado pelo SEBRAE para participar de um circuito nacional para mostrar a sua experiência. Como foi isso?

Essa ideia partiu do Sebrae na hora de divulgar o prêmio Sebrae Minas Design, já que eu fui um dos primeiros ganhadores. Quando ganhei esse prêmio, eu já não trabalhava mais na área, e o prêmio me ajudou a voltar a ser designer.

 

Você ganhou o Prêmio Sebrae Minas Design e um iF Product Design Award. Que influência tiveram esses prêmios na sua carreira?

O Sebrae Minas Design teve um papel importante em minha carreira, pois posso dizer que me levou a voltar a trabalhar com design. Já o iF é um prêmio internacional de muito prestígio, e empresas grandes passaram a me procurar após as exposições das quais meu produto participou como consequência do prêmio. Passei também a exportar mais, já que o iF dá uma visibilidade internacional.

 

A criação do pufe Carambola se deu de forma bastante inusitada e espontânea. Você pode explicar como isso aconteceu?

Ele ganhou esse nome por causa de seu formato, que lembra a fruta. Mas originalmente, a ideia veio de uma armadilha de peixe, que tem uma abertura que temos aqui (Paraíba), e que quando fechada, não permite que os peixes saiam.

 

Você passou por momentos em sua carreira nos quais pensou em desistir do design. O que fez com que voltasse a acreditar na profissão?

Foi o prêmio Sebrae Minas Design que me abriu muitas portas. O design de produto é uma área em que é difícil de se encaixar em empresas. Eu não conseguia emprego dentro de empresas e minha saída foi trabalhar com produção própria. E mesmo assim foi difícil. Mas com os prêmios que recebi, fui conseguindo parceiros. E quem contribui com profissionais como eu são as pequenas empresas, e não as grandes, como muitos pensam.

 

Você já participou do Salão Satélite. Como foi essa experiência?

Já participei três vezes: em 2010, 2011 e 2012. Para mim foi um grande facilitador na hora de colocar meus produtos nas lojas, mas serviu mesmo para eu ingressar no mercado brasileiro, em grandes lojas de design. Propiciou-me muita divulgação, o que gerou interesse no meu trabalho.

 

Você estará presente na Semana D, em Curitiba. Qual a importância de um evento como este para o design brasileiro?

São poucas as iniciativas que vemos no Brasil nesse sentido. Gostaria que outras cidades fizessem esse trabalho que o Centro de Design Paraná faz em Curitiba. É uma oportunidade de mostrar para as empresas o retorno que o investimento em design traz, já que muitos empresários ainda têm a falsa ilusão de que o design é muito caro. E percebo que o Paraná é um dos estados mais preparados para esse tipo de ação, e o considero, junto com Minas Gerais, um dos grandes polos de design no Brasil.

 

 

SERVIÇO

Semana D – Festival de Design. O evento trará a Curitiba (PR) profissionais de renome internacional para uma semana de exposições, palestras, debates, mesas redondas, e almoço networking. Com o tema “Criatividade, Inovação e Negócio”, a Semana D, pensada, formulada e baseada nas grandes semanas de design que acontecem no exterior, é uma realização do Centro de Design Paraná e da ProDesign>pr e conta com patrocínio do Sebrae, Unicuritiba e  Senai.

Data: 01 a 07 de outubro de 2012

Investimento: R$110,00  (estudantes a associados ProDesign>pr pagam 50%.)

Contatos:

41-3076-7341  [email protected]

41-3013-2600 [email protected]

www.semanad.com.br

Veja também