Tecnologias Sustentáveis

Por Christian Ullmann

São Paulo recebe a primeira edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis.

São Paulo recebe a primeira edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis. A “Tecnologia Sustentável” compreende metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos economicamente viáveis, passiveis de serem produzidos e aplicados de forma a minimizar os impactos negativos e a promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade.

Será selecionado o maior número de tecnologias possíveis, de acordo com a abordagem definida, as variáveis priorizadas são:

Energia;
Emissões de gases de efeito estufa;
Resíduos;
Água;
Biodiversidade;
Equidade;
Diversidade;
Integridade;
Combate à corrupção;
Trabalho decente.

As tecnologias expostas estarão relacionadas a importantes variáveis críticas da produção e consumo aplicadas na gestão sustentável das cidades, da construção civil, dos agronegócios e no desenvolvimento sustentável da Amazônia. A seleção das tecnologias para a mostra serão feitas com base em seu desempenho técnico, em sua relevância sócio-econômica e no balanço de seus impactos para o desenvolvimento sustentável.

As principais premissas:

As tecnologias devem abordar uma ou mais variáveis críticas de forma isolada ou integrada em Abordagem e Participantes;
Devem ser reaplicáveis;
Devem apresentar evidências de melhorias comprovadas;
Devem trazer contribuições para a sustentabilidade de forma escalar.

A abordagem do ciclo de vida possibilita uma visão sistêmica do produto, compreendendo as etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo até a disposição do produto final, após o uso.

Os expositores participantes são ONGs, centros de tecnologia, institutos de pesquisa, universidades, empreendedores sociais e empresas. O público visitante será, principalmente, composto por profissionais de empresas, professores e alunos universitários, jornalistas, ONGs e gestores públicos.

A primeira edição da mostra se propõe reunir e disseminar informações e conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis disponíveis, visando tanto a ampliação de seu uso pelos indivíduos e organizações como o estímulo de organizações públicas e privadas a intensificarem o desenvolvimento, produção e uso dessas tecnologias.

Esta exposição não pretende ser uma feira de ciência ou de produtos, mas sim um ambiente onde o visitante poderá ver, interagir e conhecer o funcionamento das tecnologias e os requisitos para o seu adequado desempenho em uso.

As tecnologias serão apresentadas de forma a identificar as situações em que podem ser aplicadas, suas vantagens e desvantagens econômicas, sociais e ambientais, como podem ser adequadamente utilizadas e as implicações para o usuário e para o ambiente no qual são utilizadas, permitindo a compreensão de seus impactos ambiental, social e econômico e as mudanças culturais decorrentes de sua implementação.

A mostra é uma exposição que acontecerá no Palácio das Convenções do Anhembi (São Paulo/SP), de 28 a 30 de maio, simultaneamente à Conferência Internacional 2008 do Instituto Ethos, com o objetivo de reunir e disseminar informações e conhecimentos dobre tecnologias aplicadas na gestão sustentável das cidades, agronegócios, construção civil e no desenvolvimento sustentável.

A mostra visa tanto a ampliação do uso de tecnologias sustentáveis pelos indivíduos e organizações como o estímulo à intensificação do desenvolvimento e produção dessas tecnologias por parte de organizações publicas e privadas.

Serviço

Data: 28 a 30 de maio de 2008

Horários para visitação: Dia 28 e 28de maio, das 9h às 21h; dia 30 de maio, das 9h às 17h

Local: Palácio de Convenções do Parque Anhembi, São Paulo (SP) – Av. Olavo Fontoura, 1209, Parque Anhembi Santana CEP 02012-021.

Tel: (11) 2226-0400

Site: www.ethos.org.br/MostradeTecnologiasSustentaveis

© Copyleft – É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Tags: