Tom Veiga assina coleção para Billabong

Por Centro Brasil Design

Ligado à cultura surf, Tom Veiga levou seus traços e suas ondas para a nova coleção da Billabong Europa. O convite foi feito em 2010 e o resultado já pode ser visto nas peças e no site da marca.

Design Brasil:  “Tom Veiga for Billabong”. Como foi receber este convite?

Tom Veiga: Foi uma alegria muito grande, pois fazer um projeto com uma marca tão grande e conceituada valoriza ainda mais o nome de um artista e ter essa oportunidade foi bom para minha carreira, abrindo novas portas.

Não somos muito valorizados no Brasil, precisamos primeiro conseguir um nome fora para depois conquistar o mercado brasileiro. Isso é engraçado, mas é uma verdade e essa oportunidade me ajudou a consolidar mais o meu trabalho.

Design Brasil: Quando a coleção será lançada na Europa? Ela vem para o Brasil?

Tom Veiga: A coleção foi lançada no fim do mês de abril e vai ficar na Europa até agosto de 2012. Ela não vem para o Brasil, pois é uma coleção fechada da Billabong Europa.

Design Brasil: Como iniciou sua relação com a marca?

Tom Veiga: Sou ligado à cultura surf e há muito tempo já tinha um sonho de fazer um projeto com a Billabong por causa do conceito da marca e tudo o que ela representa no mundo do surf. No fim de 2010, recebi o convite da diretora de marketing da Billabong da Europa, Christelle Kipping, para participar da coleção verão de 2012. Fiquei muito feliz, pois iria realizar um grande sonho.

Depois disso, iniciamos os trabalhos em janeiro de 2011. Foi um projeto muito legal de trabalhar, fluiu tudo muito bem do início até o fim. Eles são bem organizados e deram total liberdade criativa para o meu trabalho.

Design Brasil: Como é ser o primeiro artista brasileiro a assinar uma coleção da Billabong da Europa? O que isso significa para você?

Tom Veiga: Poxa, isso foi uma grande honra para mim e também abre portas para novos designers e artistas brasileiros no meio do surf. O importante é que isso não seja só uma vitória pessoal minha, mas que possa se estender para outros artistas brasileiros.

Esse projeto foi, pessoalmente, um passo importante na minha carreira, deu mais visibilidade ao meu trabalho e ajuda em projetos futuros.

Design Brasil: Como foi o processo criativo da coleção?

Tom Veiga: O meu processo criativo é amplo e não linear, não tem uma fórmula. Eu trabalho quando vem o momento de inspiração e, por isso, sempre ando com papel e lápis comigo, pois quando vem o momento criativo preciso imediatamente colocar no papel o desenho para depois passar para o computador e finalizar a arte. No caso da Billabong, a maioria das artes foram feitas de cafeterias aqui em Curitiba.Ia para as cafeterias, pois é um ambiente mais tranquilo e inspirador, e pude fazer as artes direto das cafeterias. Depois de finalizar as artes, começou a aplicação delas nos produtos para aprovação. Os designers da Billabong são profissionais de ponta e conseguiram aproveitar ao máximo minha arte em cada produto. Saiu tudo perfeito, eu só precisei aprovar algumas aplicações e toda a coleção foi derivada delas.

Depois disso, fui gravar o video making off desse processo todo na Praia Brava em Itajaí (SC) com a Studio Epic, que conseguiu realizar um trabalho perfeito e traduziu bem como é meu processo de trabalho.

Design Brasil: O que é a série Waves?

Tom Veiga: A Serie Waves é o nome que dei a minha coleção de artes, inspiradas nas ondas e sensações que o surf traz. Meu trabalho busca interpretar a minha visão das ondas usando o design como ferramenta, valorizando cores e movimento nos meus trabalhos. Dei esse nome por não ser uma série fechada de trabalho e, sim, algo constante, pois praticamente todo dia estou trabalhando em uma arte nova.

Design Brasil: O que te inspira?

Tom Veiga: O meu trabalho é focado em ondas e minha inspiração vem dessa maravilha que Deus criou. Na minha opinião, é uma das coisas mais lindas que Deus fez aqui na terra e a onda tem uma perfeição impressionante que cada uma ao redor do mundo é única. Existem ondas de todos os tipos: onda grande, pequena, onda larga, onda fina, onda reta e onda curvada, verde, azul, fria, quente. Cada uma tem um formato único e meu trabalho busca interpretar essas características e refletir isso com o mínimo de traços possível, valorizando cor e movimento.

Design Brasil: Quais são os próximos projetos?

Tom Veiga: Acabei de terminar um projeto também muito grande com a marca Globe Internacional, uma das maiores marcas de surf/skate do mundo. Fiz artes para a coleção primavera 2013 de shapes de longboards, um projeto muito bom de trabalhar e que vem para o Brasil no ano que vem. Agora estou trabalhando nos meus produtos, uma série de almofadas e canecas que vou lançar em poucas semanas.

Também estou preparando uma exposição chamada “Países em Cores”, em que estou fazendo uma série de artes inspiradas não em ondas, mas em pontos turísticos de países.Estou usando a minha forma de linguagem e essa primeira exposição vai ser aqui em Curitiba no segundo semestre desse ano.

Para mais informações sobre o trabalho de Tom Veiga:

Vídeo Making Off do processo criativohttp://www.youtube.com/watch?v=Kx3UhZnknR0 Coleção Billabong Girls Europa http://www.billabong.com/girls/eu/blog-post/1723/2012-04-05-billabong-x-tom-veiga-collectionSérie Waveshttp://www.seriewaves.com/ Fotos Exposiçõeshttp://www.flickr.com/photos/tom_veiga/

Blog

http://seriewaves.wordpress.com/

Veja também

1 Comentário

  1. PAULO SERGIO GARBULHO disse:

    GOSTEI DO TRABALHO E GOSTARIA DE PODER COLOCAR NAS MINHAS CAMISETAS TERIA ALGUM PROBLEMA. MEUS PARABÉNS E QUE DEUS O ILUMINE CADA VEZ MAIS. SEM MAIS AGRADEÇO