Service Jam Curitiba

bannerservicejamA Service Jam Curitiba é a edição local da Global Service Jam, um evento que reúne em 48h pessoas apaixonadas por melhorar serviços e experiências, atuando como designers na modelagem de serviços. Em sua quinta edição, Curitiba se une às outras aproximadamente 100 cidades ao redor do mundo que recebem o evento.

A Aldeia Coworking, que iniciou 2016 em um novo espaço de 600m², é a casa da Service Jam Curitiba neste ano e oferece a infraestrutura para que os 60 inscritos divididos em 12 equipes possam passar as 48h em alta produtividade.

Como funcionará a Jam?

Um desafio liberado pela organização global do evento é o gatilho para as sessões co-criativas. O objetivo é chegar ao fim do domingo com um serviço relevante e, durante os dois dias, as equipes passam por um processo de descobertas, pesquisa em campo, ideação e prototipação para demonstrar as funcionalidades e vantagens do serviço.

Por que “Jam”?

Esse processo é como as jam sessions do jazz, em que os músicos se reuniam para improvisar e criar novas estruturas musicais com suas habilidades. Da mesma forma, a Service Jam oferece um ambiente de alta performance criativa e extremamente diverso, focado no realizar e não no falar. Por se moverem em um único processo de inovação, os participantes se afastam dos caminhos sempre trilhados, construindo sobre as ideias uns dos outros de forma a avançar em direção a novas soluções com passos práticos e construtivos.

Informações interessantes

  • Por ser parte de um evento global, Curitiba ganha respeito e atenção no cenário de inovação e service design.
  • Considerando que a cidade de Curitiba foi nomeada Cidade do Design pela UNESCO em 2015, o evento contribui para o reforço desde título.
  • A Dundee Service Jam, no Reino Unido, também nomeada Cidade do Design pela UNESCO, será a “twin jam” de Curitiba, ou seja, as equipes curitibanas trocarão informações e experiências com as equipes de Dundee durante todo o evento.
  • Ao todo, participam do evento 80 pessoas. Mentoreados por facilitadores e especialistas na área de Service Design e Design Thinking, os 60 inscritos são de diversas áreas: do design à psicologia, da educação ao desenvolvimento de software, da gestão ambiental ao marketing, da arquitetura ao varejo… Essa diversidade de habilidades e pensamentos é o que proporcionará o perfil criativo e transdisciplinar dos projetos.
  • O valor da inscrição é de R$ 40,00 para cobrir alguns dos custos com material (muitos e muitos post-its!), mas para oferecer tudo o que os jammers precisarão, o evento conta com parcerias estratégicas e de valor para os jammers.
  • As 48h para criação dos serviços não são simbólicas: as equipes são incentivadas a passar a madrugada, de fato, criando e prototipando suas ideias! O evento é intenso e descontraído, mas ao final, os resultados são memoráveis.

 

Curitiba na Global Service Jam: http://planet.globalservicejam.org/gsj16/jamsite/15692

Site oficial: http://servicejamcuritiba.com.br/

Página do Facebook: https://www.facebook.com/ServiceJamCuritiba/

Hashtags oficiais: #gsjam #servicejamcwb

 

Início do evento: sexta-feira 26 de fevereiro às 18h

Encerramento: domingo 28 de fevereiro às 18h

Endereço: Av. Cândido de Abreu, 381

Centro Cívico (Aldeia Coworking)

Organização da Curitiba Service Jam

Israel Lessak, [email protected], +55 41 9145-5099

Érico Fileno, [email protected], +55 41 9102-6776

 

 

Veja também