São Luís recebe estudantes de design de todo o Brasil

Renovar, reinventar e criar. Estas são algumas das palavras chaves que norteiam o 29º N Design (Encontro Nacional de Estudantes de Design),  um dos maiores eventos de design no Brasil, que este ano acontecerá em São Luís, entre os dias 6 e 14 de julho, com o nome N Ação e que tem o conceito baseado nos eixos: comunicação, educação, inclusão e movimento.

Segundo Ana Áurea Medeiros do grupo de conteúdo do evento que vai acontecer na Universidade Ceuma no Renascença tem como objetivo criar comunicação, incentivar a educação, impulsionar a inclusão e pungir o movimento. Nesta edição, participam 87 convidados entre designers, profissionais de comunicação, artistas locais e de outros estados. “Esta é a terceira vez que o N Designer acontece em São Luís.

A primeira aconteceu em 1996 e a segunda em 2005. Sediar novamente este evento é muito importante, pois tem um peso muito forte para gente enquanto comissão organizadora e quanto estudante de designer em São Luís. Estamos na expectativa de envolver cerca de 700 pessoas durante o evento, onde estamos mobilizando estudantes, profissionais e simpatizantes do design (em maioria estudantes e graduados da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e do Centro Universitário do Maranhão – Ceuma). Para isso preparamos toda uma programação com debates, rodas de conversa e apresentações culturais com bandas locais, entre elas, a Desdemona que vai se apresentar na quadra do Liceu onde estão os alojamentos, além de outras”, disse Ana Áurea Medeiros.

Entre os convidados, destaque para a ilustradora e designer Manu Cunha, de Santa Catarina, que tem um trabalho todo voltado para questões relacionadas ao universo feminino; a carioca Cintia Caroline idealizadora do projeto de inclusão Costuras do imaginário que trabalha com mulheres cegas e que é voltado para o mundo da moda; Vanessa Queiroz que é sócia-empresário do Estúdio Coletivo, que é um dos maiores estúdios de designer do Brasil e a baiana Dandara Almeida que está radicada em São Paulo, e que integra um dos braços do coletivo Ideia Fixa, portal referência para quem está no segmento do designer.

Ana Áurea Medeiros, ressaltou que o campo para os profissionais da área está crescendo e é visto como bastante promissor. “A gente percebe que o interesse por este segmento está crescendo e que tem um pessoal com muita garra entrando no mercado de trabalho. O designer está conquistando o seu espaço apesar dos desafios da profissão”, acrescentou a designer.

SOBRE O N DESIGN

O N Design acontece anualmente desde 1991 de maneira itinerante em cidades eleitas pelo Conselho Nacional de Estudantes de Design (CoNE), reunindo pessoas e grandes nomes do setor criativo brasileiro para compartilharem conhecimento acadêmico e profissional, participarem de atividades e desenvolverem o movimento estudantil no país. O evento promove a transformação social por meio da criatividade, arte, cultura e interações brasileiras na reflexão e mobilização necessária para romper com hábitos e padrões que já não representam mais as necessidades do nosso povo e, consequentemente, do setor criativo!