Bowl Para Marinar Origin

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Fabricante: Origin Indústria de Utilidades Ltda.Design: dg design (Gértri Bodini)Produto: Bowl Para Marinar OriginAno de fabricação: 2003Prêmios: if Product Design Award 2005 (Alemanha); Prêmio Housewares & Gift Design 2003 (Brasil)Dimensões básicas: 420 x 181 mm de diâmetroPeso: 4,570 kgMateriais predominantes: madeira certificada (lyptus®), selador e verniz atóxicos (sayerlack), cola d4 (franklin), antibacteriano (microban®)Processo de fabricação: colagem, usinagem, acabamento, impermeabilizaçãoDescrição: Recipiente para preparar, temperar e marinar alimentos, composto de bowl, apoio para corte e duas espátulas/talheres de servir

 

A empresa

A Origin é uma empresa jovem, com apenas 3 anos de existência, que conta com 20 funcionários diretos e fabrica e comercializa utilidades domésticas. Sua sede fica em Caxias do Sul, cidade da região serrana do estado do Rio Grande do Sul, que recebe forte influência da cultura e dos costumes europeus, por ter sido colonizada principalmente por italianos e alemães. Considerada o maior pólo moveleiro e o segundo maior pólo metal-mecânico do País, a região sedia empresas que fabricam os mais variados produtos e exportam para diversos países.

Atuando no segmento premium do varejo, a Origin atende a um público-alvo que valoriza design, ecologia, beleza e funcionalidade. Mantém em catálogo um total de 250 itens, com dois lançamentos de linhas por ano, um em março e outro em agosto, por meio de feiras. Conta com uma ampla rede de vendas que distribui seus produtos em todo o território nacional, para lojas especializadas em presentes e artigos para gourmets como Spicy, Raul’s, Tool Box, Roberto Simões, Suxxar e outras.

Ampliando seu ramo de negócios, em 2006 a Origin começou a trabalhar também no segmento de móveis e revestimentos em madeira maciça. Valendo-se de parcerias com fabricantes de móveis planejados, como Bontempo, Vogue, SCA e Móveis Florense, desenvolve tampos exclusivos para cada projeto. E continua seu processo de expansão: lançou, em agosto de 2006, uma linha composta de cubas sobrepostas e acessórios para banheiros, atendendo à demanda do mercado por produtos em materiais naturais, de baixo impacto ambiental.

Para seu curto período de vida, o desempenho da empresa no mercado tem sido surpreendente. Já em 2005, teve um faturamento de R$ 1 milhão e de R$ 1,6 milhão, em 2006, representando um aumento de 60%.

bowl2Bowl para marinar e acessórios: apoio de corte e espátulas

 

O início

A empresa foi criada em 2003, em decorrência da percepção da oportunidade de um novo negócio por seus sócios, quando do atendimento de uma demanda para desenvolvimento de uma linha de produtos. Um fabricante de churrasqueiras desejava oferecer aos seus clientes um conjunto de acessórios de madeira, como tábuas e travessas, complementando seus próprios produtos. O sucesso dos produtos foi tal que inspirou a criação da nova empresa.

Seus sócios decidiram investir na constituição de uma empresa voltada à fabricação de artigos para decoração e utilidades em madeira que oferecesse um diferencial aos consumidores, do conceito à escolha da matéria-prima e à apresentação dos produtos.

 

A matéria-prima

A Origin adotou uma filosofia de produção responsável e preocupa-se com a preservação do meio ambiente. Por isso o conceito ecológico está presente em todos os materiais empregados pela empresa. Buscando uma rápida consolidação da imagem junto ao público, procurou, de forma inteligente, associar sua marca a fabricantes com credibilidade nacional e internacional, por suas iniciativas e soluções exclusivas com esse mesmo direcionamento.

Assim, a madeira escolhida para os produtos foi o Lyptus®, desenvolvido pela Aracruz Produtos de Madeira S.A., a partir de pesquisas biogenéticas com o cruzamento de híbridos naturais de Eucalyptus grandis e Urophyla. A espécie de eucalipto resultante desse cruzamento, extraída de plantios sustentáveis e renováveis, pertence à família das folhosas, também chamadas de madeiras duras (hardwoods). Produzida em escala comercial, apresenta grande resistência, mas também permite ótimo acabamento, servindo de forma apropriada a diferentes utilizações. A madeira chega às empresas transformadoras com uma umidade entre oito e doze por cento, um importante diferencial que garante maior leveza e estabilidade dimensional, graças a um criterioso processo de desumidificação, realizado em estufas especiais.

A cola e o selador utilizados pela Origin, ambos atóxicos, complementam seu posicionamento mercadológico. A primeira, também resistente a água e vapores, passa por testes e aprovação de laboratórios especializados (está em conformidade com a norma DIN EN 204), sendo produzida pela empresa norte-americana Franklin International. O segundo, usado para acabamento final das peças, mantém a cor e o aspecto natural da superfície, valorizando a textura original da madeira.

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bowl4Madeira Lyptus: manejo sustentável dos plantios; e detalhe da colagem da madeira

 

A preocupação sanitária

Antes mesmo de lançar seu primeiro produto no mercado, a empresa buscou uma resposta para a dúvida mais freqüente dos consumidores, com relação aos utensílios de uso culinário fabricados em madeira: a proliferação de bactérias.

Em iniciativa pioneira no País, optou por aplicar em seus produtos um antibacteriano, o Microban®. Desenvolvido e produzido exclusivamente pela empresa norte-americana de mesmo nome, inibe a proliferação de fungos e bactérias (potencialmente presentes no preparo de alimentos) na superfície da madeira. Como resultado adicional, essa proteção antimicrobiana facilita a limpeza e a manutenção.

 

O design como estratégia e sua introdução na empresa

O design está na própria origem da empresa. Conforme depoimento de seu gerente comercial, Marcelo Adames, “nosso primeiro passo foi procurar a assessoria de uma empresa de design, pois não tínhamos experiência em trabalhar com a madeira”.

Seu parceiro, desde então, é o Studio DG Design, que, além de criar e monitorar a aplicação de sua identidade visual, desenvolve todas as linhas de produtos da empresa e também participa de suas decisões estratégicas. Essa integração permite que o conceito de design seja global, influenciando e interagindo com todos os setores da empresa.

bowl5Utilização das espátulas no recipiente

 

Marca / Conceito

Uma empresa jovem, nascida de um conceito que buscava evidenciar a associação entre design, natureza e sustentabilidade, necessitava de um nome que traduzisse esses valores ao primeiro contato; algo que ilustrasse a essência do posicionamento empresarial e remetesse à idéia de natureza, nascimento, vida, elementos, Brasil, planeta.

A inspiração para a marca Origin veio dos petróglifos da Chapada da Borborema, no sítio arqueológico da Pedra do Ingá, na Paraíba. De origem desconhecida, esses petróglifos sugerem desenhos de constelações de estrelas. Um desses desenhos, em especial, chamou a atenção pelo aspecto de explosão, de núcleo expansivo, de origem. Um núcleo, ligado a outro menor, sugeriu a origem do planeta Terra. O conjunto também remete ao aspecto de corte transversal de um tronco de árvore, com seu cerne.

O nome Origin (o substantivo origem, grafado em inglês), adequou-se ao foco do cliente no comércio exterior.

O ícone da marca foi uma simplificação do petróglifo mencionado.

A identidade visual priorizou um lettering manuscrito de aspecto primitivo e irregular, com caracteres semi unidos, para salientar a idéia de grifos sobre uma superfície natural (pedra).

A cor alaranjada é quente, como requer o conceito, mas sua tonalidade vibrante associa-se a um produto moderno, atual, desvinculando-o da idéia de rusticidade.

O slogan “Madeira é reciclável, renovável e biodegradável.” buscou estabelecer um sentimento de satisfação no consumidor, convidando-o a tornar-se partícipe de uma ação em prol da preservação das matas nativas e de seu ecossistema.

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A Embalagem

Com a preocupação de que “cada peça saia da fábrica vestida para presentear”, o cuidado rigoroso da empresa com a qualidade e a apresentação estende-se do projeto à embalagem. Assim, as embalagens também se integram ao conceito da marca e dos produtos. A solução assemelha-se a uma embalagem para presente, tendo como material predominante o papel, reciclável, reiterando o posicionamento mercadológico adotado pela empresa.

bowl7 bowl7 bowl8Embalagem: caixa fechada; caixa semi-aberta e catálogo; caixa aberta e catálogo. abaixo: desenvolvimento da marca origin ecologic.

 

O Desafio

Em 2003, jovens empreendedores gaúchos solicitaram à designer Gértri Bodini, do Studio DG Design, a criação de uma linha de acessórios em madeira, para atender a um fabricante de churrasqueiras.

 

A solução

A sugestão foi ampliar o segmento de mercado. Então foi criada uma primeira série de tábuas de corte a partir de madeira certificada (de cor clara) e do aproveitamento de aparas da indústria moveleira, buscando o uso racional da matéria-prima. O resultado foi algo inovador nesse segmento, controlado por fabricantes focados em uma linha mais tradicionalista, no estilo country, que utilizavam madeira escura, de procedência freqüentemente desconhecida (imbuia).

Paralelamente a essa linha, foi desenhado um produto mais ousado. Um bowl para marinar carnes, de grande capacidade interna, acompanhado de acessórios inéditos: um apoio de corte e 2 espátulas. Esses acessórios foram projetados para complementar o recipiente principal de forma integrada.

O produto reforça a proposta de criar uma linha de produtos que não ficasse restrita às necessidades culinárias, mas que servisse aos demais ambientes de uma casa, de maneira funcional ou simplesmente decorativa.

“Desde o primeiro contato, procuramos ousar em projetos mais abrangentes, que não se limitassem a uma cultura regional, mas que fossem ao encontro de um público cosmopolita, de gosto exigente, fazendo algo inovador, diferente do que havia no mercado e que não se restringisse às necessidades culinárias”, comenta Gértri Bodini, designer do Studio DG Design.

bowl9Detalhe das espátulas integradas ao Bowl

 

O reconhecimento – a participação no IF e os resultados

A inscrição do produto no concurso House & Gift de Design, em São Paulo, rendeu o tão esperado prêmio na categoria Utensílios Domésticos. Essa conquista gerou tamanha credibilidade que levou os jovens empreendedores a investirem no projeto Origin como um todo.

Na seqüência, o mesmo produto foi submetido ao iF Design Award 2005 – Hanover, contando com o apoio do DEBrazil. Para a satisfação de todos os envolvidos, o Bowl para Marinar foi contemplado entre os 15 premiados brasileiros e os 543 do mundo inteiro. Acreditando que essa estratégia seria importante para dar visibilidade à empresa, no ano seguinte novamente a empresa inscreveu-se no concurso House & Gift de Design e conquistou mais um prêmio na categoria Utensílios Domésticos, agora com a Coleção Oblò.

Como resultado das premiações e do caráter eco-responsável de seus produtos, a marca Origin cresceu e se solidificou como grife de status e objeto de desejo.

A conquista do iF, segundo Marcelo Adames, gerente comercial da Origin, colaborou para a divulgação e a comercialização do produto, tanto no Brasil como no mercado internacional, cujo volume de vendas representa cerca de 10% do total.

“O iF é um prêmio muito conhecido e traz sempre bons frutos para as empresas premiadas e seus produtos”, aponta ele. E acrescenta:

“Nossos objetivos são bem claros. Queremos ser reconhecidos, em âmbito mundial, como uma marca sólida e brasileira. Esperamos colaborar com a mudança da imagem que obscurece a indústria de utilidades no Brasil: de uma indústria sem personalidade, que simplesmente reproduz o design de produtos estrangeiros para vender cópias mais baratas. Queremos ser conhecidos por nosso design, que traduz alegria, inovação e muita competência. Graças aos resultados que obtivemos, atualmente exportamos para a Austrália, a Dinamarca, a França, Angola, o México, Portugal, a Coréia do Sul e estamos em adiantadas negociações com interessados nos Estados Unidos, na Venezuela, na Argentina, na Alemanha e na Itália.”

A premiação na Alemanha gerou ainda vários convites, como a participação na Bienal Brasileira de Design (Oca/Parque do Ibirapuera – SP) e na exposição “Os segredos do design industrial” (FIESP – SP), além da divulgação em diversas matérias sobre design da mídia geral e especializada.

bowl10Utilização do apoio de corte no recipiente