Criativos da Escola

Como engajar crianças e adolescentes na solução dos problemas de sua comunidade utilizando uma metodologia baseada no Design Thinking? Essa foi a iniciativa de uma ONG brasileira que, por meio de uma parceria com o projeto “Design for Change”, criou no Brasil o projeto “Criativos da Escola”, uma forma de mobilizar e engajar alunos de escolas em quatro etapas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar.

A inspiração  para o desenvolvimento da marca veio dos cartazes utilizados na revolta dos estudantes em maio de 1968 na França. A relação foi o modo como eles elaboraram os materiais para divulgação de seus ideais e como foram os protagonistas de suas transformações.

Valores traduzidos numa linguagem gráfica que, pela identidade com o universo jovem, convida com leveza, bom humor e irreverência, à integração dos alunos na escola com foco em um projeto coletivo. A identidade visual foi criada pela agência Oz Estratégica + Design para o Instituto Alana.

O projeto foi criado em aproximadamente 10 dias e foi assertivo a ponto de ser aprovado pelo cliente em primeira instância.

“Um parceria gratificante e de sucesso que se tornou completa ao conquistarmos o conceituado prêmio alemão IF 2015”, diz Gabriela Guerra, da Oz.

Criativos2

 

Veja também