Doop

O Banco Doop foi premiado no iF DESIGN AWARD 2015 na disciplina produto. Desenvolvido pelo Studio Sasson para a empresa Voler Móveis, do Rio Grande do Sul, o projeto é um móvel feito em chapa de madeira maciça multilaminada revestida externamente em lamina natural de Nogueira e pintura automotiva fosca na parte interna, sem a utilização de um único prego ou estrutura metálica. “O banco Doop é um projeto de alças simples, um elemento único, todo vazado, com o intuito de não ter começo nem fim”, destaca o designer.

O produto foi inspirado no mobiliário mundial dos anos 70, um período de estudo do designer Ronald Scliar Sasson. Foram seis meses de trabalho, entre a concepção e a apresentação final do projeto. Além do designer, a equipe de engenharia da empresa Voler participou do processo de desenvolvimento. “Minha relação com a Voler já tem três anos e neste período houve um processo bilateral de conhecimento de métodos e possibilidades estéticas. Este banco é uma evolução nítida desta interação”, comenta Sasson.

Segundo o designer, o maior desafio foi a dificuldade de acomodação das chapas. “Resolvemos com presilhas desenvolvidas especificamente para o projeto” ressalta.

Com um investimento de R$ 20 mil, o banco passa a ser comercializado nas lojas a partir de abril de 2015.  “Esse é segundo o iF que recebo, ano passado também com um banco. Não há como dimensionar um prêmio como este de alcance mundial , os frutos do iF são colhidos em todas as esferas para sempre”, ressalta o designer.

Este é o segundo ano consecutivo que Sasson conquista o iF DESIGN AWARD. Em 2014, o banco Luzia, também de sua autoria, foi contemplado na disciplina produto, na categoria Sala de Estar e Quarto do Prêmio.

doop

Veja também