Latam

CASE LATAM – iF DESIGN AWARD 2016

A Interbrand, com o projeto da nova marca da Latam, somou dois projetos vencedores no iF DESIGN AWARD 2016 na disciplina Comunicação. O outro projeto é o Best Bairro Brands.

O New Brand Latam surgiu da fusão das duas maiores empresas aéreas da América Latina: LAN e TAM. A inspiração se encontra no desejo de se tornar umas das três melhores empresas aéreas no mundo e a primeira marca genuinamente latino-americana.

Diversos escritórios da Interbrand no mundo estiveram envolvidos no processo, com destaque aos escritórios do Brasil, Argentina, Chile e Espanha. Desde a concepção até a apresentação final, o projeto durou em torno de 14 meses.Interbrand_LATAM_01_RGB

A colaboração foi intensa, com a participação de toda equipe de design global das empresas áereas. Além disso, as famílias Cueto e Amaro e as equipes de marketing da LATAM participaram ativamente de todas as fases do projeto.

O grande ponto desse projeto foi definir o melhor cenário de marca resultante desta fusão. Depois de diversas pesquisas e análises, chegou-se em um resultado único. O principal desafio foi criar algo novo que, de alguma forma, valorizasse o legado de LAN e TAM.

“A nova marca virá acompanhada de novas experiências, que ainda estão por vir. A recente aliança da LATAM com America Airlines, Ibéria e British Airways pode ser destacada como uma novidade deste novo momento. O acordo reflete a posição de liderança e protagonismo que a LATAM deseja assumir na região”, diz Beto Almeida, diretor da Interbrand São Paulo.

O retorno foi positivo, tanto da mídia especializada, quanto do público interno. Mas o resultado principal ainda está por vir com o lançamento das aeronaves e de todos os pontos de contato da marca com seus diversos públicos.

Ganhar o iF DESIGN AWARD 2016 com esse projeto foi extremamente importante, segundo Almeida. “Para quem quer ser uma das 3 melhores empresas aéreas no mundo não existe um começo tão bom, como ganhar o iF, prêmio de excelência global, e receber uma das principais chancelas de qualidade do mercado em um projeto dessa magnitude. A LATAM quer ser reconhecida por representar uma América Latina contemporânea e inovadora. E este reconhecimento indica que estamos no caminho certo”, finaliza.

 

Ficha Técnica

Equipe Interbrand:

Coordenação Geral

Beto Almeida

Daniella Bianchi

Gonzalo Brujó

Diretor de Estratégia de Marca e do Projeto

André Matias

Diretores de Criação

Sergio Cury

Felipe Valério

Borja Borrero

Guillermo Altube

Designers

Gil Bottari

Fabio Testa

Lucas Machado

Facundo Boggino

David Angulo

Type Designer

Daniel Sabino

Copywriters

Fernando Andreazi

Equipe de Estratégia de Marca

Rodrigo Marques

Elaine Baio

Gabriela Oizerovici

Daniela Klepacz

Marcelo Ferrarini

Ramiro Barúa

Hermann Pape

Equipe LATAM:

Direção Geral de Marketing

Jerome Cadier

Direção Geral do Projeto

Marcelo Franco

Equipe de Marketing 

Alexandra Vila

Tatiana Lelis

Lorena Orozco

Interbrand_LATAM_02_RBG