Linha Premium Elber

Fabricante: Elber Ferragens
Design: Megabox Design
Produto: Linha de Ferragens Premium Elber
Ano de fabricação: 2011
Participantes do projeto: na Megabox: Vinícius Alberto Iubel, Aguilar Selhorst Junior, Guilherme de Moura, Maycon Mello de Passos, Daniel Genaro – equipe Elber: Rita de Cássia Estavão, Silvia Fernanda, Marcelo Nunes, William Kumizaki.
Prêmios: iF Product Design Award 2012
Dimensões básicas: Variada
Material predominante: Alumínio
Processos de fabricação: Injeção em Alumínio
Descrição: A linha de ferragens Premium para vidros temperados da ELBER, inclui peças para montagens de projetos com vidros, como dobradiças, trincos, fechaduras, suportes e acessórios. Injetadas em alumínio, possuem design diferenciado com planos de reflexo opostos que conferem efeitos de luz, sombra e brilhos, especiais ao conjunto. Com grande preocupação com uso e ergonomia, a Linha Premium da ELBER, é uma solução em design para um mercado carente de valores estéticos e funcionais. Tal como o fecho Click Solution, que possui sistema intuitivo e simples, o que torna seu manejo natural com o sentido de uso da peça. Uma novidade entre seus concorrentes.

ELBER 02 copy

A Empresa

Elber Ferragens é uma pequena empresa do ramo de acessórios para vidros temperados. Com cerca de 70 funcionários, a empresa está posicionada entre as mais antigas do Brasil, sendo uma das líderes deste mercado.

A empresa trabalha com duas linhas de produtos para vidros temperados, sendo uma delas menos sofisticada e mais comum, possuindo preços diferenciados para se destacar em uma colocação de entrada no mercado. A segunda linha, a Linha Premium, é composta por produtos de maior qualidade produtiva e com um grande diferencial estético e funcional.

Com fábrica própria em Curitiba, a marca também possui distribuição própria, além de trabalhar com distribuidores independentes por todo o Brasil, ainda conta com o comércio online.

Histórico

A empresa foi resultado da colaboração de dois industriais na década de 80, e batizada pela abreviação dos nomes de suas esposas. Nos anos 2000 foi adquirida pelo grupo Intrebox, que complementou a área de atuação com a produção de vidros temperados, além de acessórios para a montagem dos mesmos.

Elber Yearbook_01

Linha de Produção

A linha de ferragens Premium para vidros temperados da Elber inclui peças como dobradiças, trincos, fechaduras, suportes e outros acessórios injetados em alumínio e com design diferenciado, possuindo planos de reflexo opostos causando efeitos de luz, sombra e brilhos no conjunto. A injeção em alumínio permite um desenho único e diferenciado ao processo tradicional de fundição simples, conta com qualidade de acabamento e resistência superior, com maior índice de reaproveitamento na reciclagem.

O design é ferramenta chave no processo de inovação da linha de ferragens, juntamente com a introdução de um novo processo produtivo, possibilitando a ampliação dos desenhos das peças e um estudo aprimorado da engenharia mecânica nas linhas de produto. O destaque frente ao mercado de acessórios para vidro foi dado pela utilização do design em suas peças.

Elber Yearbook_02

Oportunidades

A linha Premium Elber surgiu com a busca de diferenciação no mercado e uma ação vanguardista de posicionamento, por conta de um mercado acirrado com concorrência igualitária. A crescente demanda do mercado da Construção Civil se identificou como uma oportunidade de investimento em uma linha diferenciada de produtos comuns no mercado, oportunidade esta que foi aproveitada pela pequena empresa, visando à formação da linha Premium.

O projeto foi concebido e desenvolvido durante seis meses, a produção do ferramental e do primeiro lote de produtos aconteceu nos seis meses seguintes. As principais referências e elementos de inspiração para os produtos estão ligados aos reflexos, luzes e sombras características de peças metálicas.

elber

Resultados

Apesar do impacto inicial, causado pelo investimento, os resultados se mostraram positivos com a redução no custo produtivo por peça e a eliminação de refugos de produção por defeitos.

A Elber contabilizou elevação na percepção de valor da marca no mercado, com o prêmio iF Product Design Award e a introdução da linha Premium. O sucesso de investimento na nova linha permitiu vislumbrar investimentos em novos setores que já estão sendo conduzidos pela empresa e pelo Grupo Intrebox.