Palíndromo

Foi na disciplina de comunicação que o projeto Palíndromo ganhou o iF Gold, prêmio máximo do iF Design Award 2015.

Segundo Gustavo Greco, designer e diretor de criação, além de jurado da edição de 2015, o pedido inicial do cliente era uma revista e/ou portfólio pra comemorar os 35 anos da Rona Editora, uma empresa tradicional no ramo gráfico de Minas Gerais. “Acreditamos que um projeto com conteúdo seria mais interessante do que uma revista que mostrasse acabamentos e técnicas de impressão aleatoriamente. Assim surgiu a ideia da Palíndromo”, comenta Greco._MG_7121 menor

Foi criado um formato cambiante para o editorial e proposta uma colaboração interdisciplinar para a elaboração do conteúdo de cada edição. A cada ano um tema é propostopara o editorial e profissionais de áreas diversas são convidados para discutir este tema. Para registrar a visão de cada um dos colaboradores,  papéis e acabamentos distintos são selecionados, apresentando a diversidade dos serviços da gráfica e da riqueza da discussão. “Palíndromo, nome dado para o projeto, vem do grego e significa repetição, volta. A cada ano um novo percurso, caminho, uma nova forma de publicação de palavras e imagens, outro modo de ‘escrever’ e de ‘ler’, de registrar e de apreender”, conta o designer.

O tema da terceira edição (projeto premiado) foi “linguagem” e recebeu a expressão palíndromo “Socorram-me! Subi no Ônibus em Marrocos”. O formato de 10 x 14 cm faz alusão a um caderno de bolso. Cada edição tem um custo de aproximadamente R$ 200 mil.

Pela sua complexidade, a Palíndromo exigiu um contato direto dos designers com o cliente. Muito do trabalho foi resolvido durante o processo, sendo que os problemas que surgiram foram resolvidos com testes. Para cada edição, são chamados profissionais de áreas distintas para tratar o tema proposto. Para este trabalho, estiveram envolvidos Alexandre Amaro, Jô Vasconcellos, Designlândia, Eduardo de Jesus, Guilherme Araújo, Hugo Werner, LAB Design, Lúcia Nemer, Marcelo Drummond, Marina Cota, Martuse Fornaciari, Rachel Murta, Renata Alencar, Ronaldo Fraga, Wéber Pádua.

“O IF Gold é uma distinção concedida a 0,8%dos inscritos. Isso prova a excelência do projeto. Além disso, é bom poder voltar ao cliente e dizer que valeu a pena ele ter investido no projeto, ter investido em design. Pelo fato do projeto ser um instrumento de relacionamento para o cliente, prêmios tornam-se relevantes argumentos para o discurso de qualidade e excelência dos serviços da gráfica”, reflete Greco.

 

Ficha técnica

Design: Greco Design

Cliente: Rona Editora

Diretor de Criação: Gustavo Greco

Gerente de Criação: Tidé

Design Gráfico: Zumberto, Fernanda Monte Mor, Diego Belo, Leonardo Freitas, Ricardo Donato, Lorena Marinho

Atendimento: Ludmila Hinkelmann, Flávia Siqueira, Laura Scofield, Victor Fernandes

Produção: Alexandre Fonseca, Marden Diniz e Allan Alves