Poltrona Costa

Ao estudar melhor a forte cultura de fabricação de móveis no bairro curitibano Santa Felicidade, a Furf Design Studio percebeu que havia pouca diferenciação entre produtos oferecidos por empresas concorrentes. Os móveis eram muito parecidos e não tinham muita personalidade – característica essencial para competitividade.

Em 2013, os designers da Furf, Rodrigo Brenner e Maurício Noronha, conheceram a Scarbodini, empresa que buscava diferenciação no mercado e uma forte imagem. Comandada por Rafael Scarbodini, a marca demonstrou sonhar grande e não ter medo de ousar – características que casaram com os ideais da Furf. Através do Paraná Inovador pelo Design, programa de incentivo que leva para as indústrias a cultura do design, estimulando e permitindo uma maior competitividade entre elas, a Furf e a Scarbodini criaram a Poltrona Costa, inspirada nas curvas das costas femininas.

 costa2

Embora as formas da Costa sejam muito limpas, o maior desafio da Furf foi criar um objeto com desenho sensual, usando o mínimo de traços possível, que prezasse pela durabilidade e se adequasse a diferentes consumidores e locais, funcionando tanto em ambientes internos quanto externos. Para poder fabricar, com fibra trançada, as curvas das costas femininas, foi criado um sistema de estruturação para que o móvel mantivesse a forma, alta resistência, durabilidade e mesmo assim pudesse ser leve em seu peso.  “Acho que um grande diferencial do processo todo foi a produção das fotos, pois eles criam as ideias dos produtos já pensando na apresentação”, conta Rafael.

A Furf não segue tendências e modismos e, com a Costa, não foi diferente. A ideia ali era criar um projeto atemporal, icônico e que pudesse permanecer um objeto de desejo com o passar dos anos. A grande inovação da Costa é a mudança de pensamento que ela provoca. Em um mercado com pouca diferenciação entre concorrentes, a Furf considerou ser fundamental estabelecer uma forte imagem de marca, criando reais objetos de desejo para os consumidores. Outro importante ponto do modo de pensar do estúdio é a criação produtos que possam atrair ao máximo de pessoas possíveis – desde os experts em design até leigos no assunto. Dito e feito: a Costa agrada aos mais diferentes públicos, e seus materiais e formas convidam para o uso tanto em ambientes internos quanto externos.

 costa

Para a Scarbondini, a experiência com o Paraná Inovador fez com que a empresa repensasse o papel do design. “Ainda não tínhamos um setor na empresa focado em design, mas estamos incluindo isso nos planos para o próximo ano”, conta. A inovação da Costa fez com que a empresa pudesse abranger um novo segmento de vendas. A estrutura interna do produto, que até então não era trabalhada pela Scarbondini, agora deverá ser incluída em alguns próximos projetos.

 Paraná Inovador

O programa Paraná Inovador pelo Design é uma iniciativa do Centro Brasil Design – uma consultoria de atuação nacional especializada em idealizar, desenvolver e implementar programas e projetos estratégicos de design alinhados às políticas públicas-, e da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi através dele que a Scarbodini conheceu e selecionou a Furf para a criação da Costa. Os designers Rodrigo Puppi Brenner e Mauricio Noronha se interessaram imediatamente pelo projeto, e o trabalho entre as duas empresas foi marcado por uma intensa interação entre as equipes. Ao longo de todas as etapas da criação da poltrona – conceituação, prototipagem, controle de qualidade, fabricação e marketing – a Furf e a Scarbodini estiveram alinhadas.

As imagens da Costa já foram divulgadas e tem seduzido olhares curiosos. A equipe de marketing da Scarbodini planeja o lançamento do produto no mercado em breve.