Pufe Carambola

Fabricante: Dostum Ind. Com. Artigo de Decoração em Resina Ltda.Designer: Sérgio J. MatosParticipantes do projeto: Sérgio J. Matos e Cyro VisgueiroProduto: CarambolaAno de Fabricação: 2010Prêmios: iF Design Product AwardLançamento: Salone Satellite 2010, Itália.Descrição: Pufe predominantemente feito de aço carbono e fios de nylon, com uma estrutura industrial e trama artesanal. Possui 50 centímetros de diâmetro e 45 centímetros de altura.

 

A empresa

A pequena empresa, sediada em Campina Grande na Paraíba conta com oito funcionários trabalhando para inovar o mercado moveleiro no Brasil. Focando no design e na identidade brasileira em produtos como bancos, poltronas, tapetes, estantes, mesas de jantar e luminárias, a empresa fundada em 2007 atingiu um faturamento de R$ 120.000,00 ao ano. Seus produtos carregam em si o uso de tramas artesanais em fio de nylon como principal diferencial, e é reconhecida no mercado por conta destas características empregadas em seus desenhos.

 O pufe Carambola, disponível em cores vibrantes

 

A idéia

Como principal inspiração para o projeto está uma fruta pequena e alongada, que quando cortada na transversal se mostra em formato de estrela, nativa da Índia e Indonésia, e também cultivada no Brasil, a carambola. A ideia para o pufe surgiu após Sérgio J. Matos observar a forma e o desenho da fruta.

O pufe Carambola era inusitado no mercado moveleiro e encontrou dificuldades para a manufatura, uma vez que a tecnologia industrial da cidade não permitia a fabricação do assento. A saída encontrada pela empresa foi utilizar o artesanato como principal meio de produção.

Pufe carambola e detalhes que remetem à fruta.

 

O processo

A manufatura do Carambola se dá em duas fases distintas, a primeira é para a formação da estrutura do assento que é feita industrialmente em aço carbono. A segunda, completamente artesanal, implica nas tramas de fios de nylon grossos, resistentes e coloridos. O produto, por ser uma peça única, é enviado montado na simplicidade de uma caixa de material reciclável, o papelão.

Produção do pufe Carambola em sua fase artesanal

 

Conquistas

Reconhecimento Internacional de um dos maiores prêmios de design do mundo, o iF Product Design Award 2012, que acontece a 60 anos na Alemanha. E tem como benefícios exposições itinerantes e internacionais em Hannover, Hamburgo, Haikou e Hangzbou; exposição online com todos os produtos vencedores desde o início do prêmio, recebendo em média 200 mil acessos por mês.

Além de servir como assento, o pufe Carambola pode ser usado para armazenar objetos.